Gaudium news > Estudos sobre novo estatuto da CNBB são mostrados a conselho permanente

Estudos sobre novo estatuto da CNBB são mostrados a conselho permanente

Brasília (Quinta-feira, 22-06-2017, Gaudium Press) Durante o plenário do Conselho Permanente da CNBB na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida, apresentou um breve relatório sobre o trabalho da Comissão para o Estudo dos Estatutos, a qual ele preside e que trata do novo estatuto da Conferência.

Após apresentar a coleta de sugestões que os regionais da CNBB enviaram até agora para a Comissão, Dom Damasceno lembrou que as questões apresentadas voltam aos regionais para eventuais acréscimos e correções a fim de que se faça um conjunto final de propostas de modificações.

Por sua vez, Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, fez a intervenção na exposição do purpurado, recordando aos bispos que várias sugestões a respeito da Assembleia Geral entram no âmbito das possíveis reformas dos Estatutos e do Regimento da Conferência.

Já os acenos do Vaticano sobre as Conferências Episcopais, vindas das reformas em curso na Santa Sé, foram lembrados por Dom Raymundo de que terão, naturalmente, que ser considerados no trabalho da Comissão sobre os Estatutos.

O Cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB, lembrou que já foram feitas declarações públicas pela Santa Sé, por meio do Porta-voz do Vaticano, que devem surgir novas orientações para as Conferências Episcopais.

“A sugestão da moderação do plenário sugeriu que se envie uma nova carta aos presidentes dos regionais da CNBB chamando a todos para a reflexão sobre as sugestões para mudanças no Estatuto relacionadas ao modo de se realizar a Assembleia Geral”, informa em nota o site da CNBB.

Os membros do Conselho Permanente acolheram a sugestão e votaram pelo encaminhamento da redação e envio da carta.

Entre os membros da Comissão para o estudo dos Estatutos estão Dom Geraldo Lyrio, Arcebispo de Mariana, em Minas Gerais, e Dom Genival Saraiva de França, administrador apostólico da Paraíba. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas