Gaudium news > Fátima: Casa do Jovem reabre no próximo dia 1 de julho

Fátima: Casa do Jovem reabre no próximo dia 1 de julho

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 23-06-2017, Gaudium Press) O Santuário de Fátima oferece, a partir do primeiro fim de semana de julho até o mês de setembro, oportunidade para que os jovens possam refletir sobre si mesmo à luz da Mensagem e dos protagonistas de Fátima. Sem dúvida, uma ocasião que lhes possibilitará progredir na descoberta do seu lugar dentro do projeto de Deus.

Fátima Casa do Jovem reabre no próximo dia 1 de julho.jpg

Os fins de semana jovens

“- Quereis oferecer-vos? – Sim, queremos. Fátima 2017 tu és livre?” – São títulos de encontros e conferências que estes `fins de semana jovens´ oferecem para a reflexão dos participantes.

A proposta deste programa acontece em todos os fins de semana do Verão com início às 10h30 de sábado e conclusão às 16h30 de domingo.

Os “fins de semana” destinam-se a todos os jovens maiores de 16 anos que queiram conhecer e viver a espiritualidade de Fátima e refletir sobre a dimensão vocacional da sua existência.

Os jovens serão orientados por animadores com formação sobre o Acontecimento e a Mensagem de Fátima e contarão sempre com a orientação espiritual de um dos sacerdotes do Serviço de Pastoral dos Jovens do Santuário. Neste momento estão abertas as inscrições para voluntários que queiram integrar estas equipas de animadores para cada fim de semana.

Os animadores

São convidados para este serviço de voluntariado jovens entre os 17 e os 25 anos, provenientes de paróquias, movimentos, Congregações e Seminários.

O grupo de Animadores de cada fim-de-semana será plural, constituído por jovens provenientes destes diversos espaços da Igreja, o que proporcionará uma experiência de Igreja como comunhão, unidade na diversidade dos carismas, espiritualidades e pertenças.

“Integrar estes grupos de animadores será, neste ano do Centenário, um momento de tomar contato ou aprofundar o conhecimento da Mensagem de Fátima e a relevância de coordenadas de espiritualidade, como a Liberdade, que esta pode oferecer para as suas vidas de jovens cristãos deste tempo” refere ainda o Serviço da Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima.

Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima

O serviço da Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima explica que “Este ano, a proposta feita a partir da Casa do Jovem sublinha a dimensão vocacional da existência, percebida e vivida como resposta a uma interrogação que interpela a liberdade pessoal de cada um, como aconteceu com os Pastorinhos logo na 1ª Aparição: “- Quereis oferecer-vos a Deus…? – Sim, queremos”.

Sublinhando o exemplo deixado pelos Pastorinhos: “Toda a história de amor e entrega de si mesmos a Deus pelos outros decorre desta decisão” a que cada um responde “como pessoa sujeito de liberdade que como tal é reconhecida e respeitada pelo Céu”.

Casa do Jovem

A Casa do Jovem é um espaço de acolhimento dos mais novos. Ela fica sob a colunata norte do Recinto que tem funcionado como um espaço de acolhimento aos jovens que se dirigem a Fátima, em busca formação, orientação e apoio espiritual.

“Sem deixar de ter como objetivo primeiro este acolhimento, assumimos como objetivo para o Verão do Centenário que a Casa do Jovem seja também um lugar de proposta da espiritualidade que Fátima oferece, com uma linguagem adequada aos jovens de hoje.

Será um polo dinamizador de atividades que possibilitem a estes a experiência das mais significativas dimensões da Mensagem para este tempo”, explica o serviço da Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com Informações Santuário de Fátima

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas