Gaudium news > Jubileu de Prata de ordenação episcopal do Papa Francisco

Jubileu de Prata de ordenação episcopal do Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 27-06-2017, Gaudium Press) Os 25 anos de ordenação episcopal de Jorge Mario Bergoglio foram comemorados por Cardeais presentes em Roma com uma Missa concelebrada na Capela Paulina, no Vaticano nesta terça-feira, 27/06.

Vários cardeais estão no Vaticano para participar, na quarta-feira, do consistório extraordinário de criação de cinco novos membros do Colégio Cardinalício. Entre os purpurados presentes estão os brasileiros João Braz de Aviz, Cláudio Hummes, Raymundo Damasceno Assis e Sérgio da Rocha.

Jubileu de Prata de ordenação episcopal do Papa Francisco (2).jpg

O Papa foi saudado, em nome dos presentes, pelo decano do Colégio Cardinalício, D. Angelo Sodano.

Francisco quis, em seguida, agradecer pela “perseverança na fé, na esperança, na caridade”, pedindo “perdão pelos pecados”, também, disse aos participantes da Missa: “Agradeço-vos muito pela companhia fraterna, que o Senhor vos abençoe e acompanhe no caminho do serviço à Igreja, muito obrigado”.

Levantar-se, olhar e esperar

Na homilia do Papa Francisco foi comentada a primeira leitura do dia. Quando Francisco recordou os três imperativos que Deus disse a Abraão levantar-se, olhar e esperar e afirmou que estas são expressões que não apontam apenas o caminho que Abraão deve percorrer, mas também a atitude interior que ele deveria ter.

Levantar-se, significa não ficar parado, realizar a missão em caminho e o símbolo disso seria a tenda. Olhar é fixar o horizonte e isto consiste em estar cada vez mais distante enquanto se avança. Esperar é a força de ir avante, com o ânimo: “A esperança não tem muros”, disse o Papa.

“O Senhor hoje nos diz o mesmo: levante-se, olhe e espere. Essa palavra de Deus vale também para nós… Não fechem a sua vida e a sua história”, recomendou o Pontífice aos purpurados.

“Gerontocracia”

“Quem não nos quer bem, diz: ‘somos a gerontocracia da Igreja’. É uma zombaria, não sabem o que diz. Não somos ‘gerontes’, somos avôs. (…) Avôs para quais os netos olham e esperam de nós a experiência sobre o sentido da vida. Avôs não fechados. Para nós, ‘levante-se, olhe e espere’ se chama sonhar. Somos avôs chamados a sonhar e dar o nosso sonho à juventude de hoje, que necessita disso, porque tirarão dos nossos sonhos a força para profetizar e levar avante a sua missão. “

“O Senhor pede aos avôs da Igreja que tenham a vitalidade para dar aos jovens, sem se fechar, para oferecer à juventude o melhor, para levar avante a profecia e o trabalho”, salientou Francisco.
“Peço ao Senhor que dê a todos nós esta graça”, disse, “a graça de sonhar e dar esse sonho aos nossos jovens, eles precisam disso. “

Antes da bênção final, o Papa Francisco agradeceu aos Cardeais “por esta oração comum neste aniversário”, pedindo o perdão pelos seus pecados e a perseverança na fé, na esperança e na caridade.

Jorge Mario Bergoglio

Jubileu de Prata de ordenação episcopal do Papa Francisco.jpgJorge Mario, Cardeal Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de dezembro de 1936; filho de emigrantes italianos, trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio. No seio da Companhia de Jesus, licenciando-se em filosofia e teologia.

Ordenado padre a 13 de dezembro de 1969, foi responsável pela formação dos novos jesuítas e depois provincial dos religiosos na Argentina (1973-1979).

João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e foi ordenado bispo a 27 de junho desse ano, assumindo a liderança da diocese a 28 de fevereiro de 1998, após a morte do cardeal Antônio Quarracino. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas