Gaudium news > Catedral Metropolitana do México conta com nova iluminação em sua fachada

Catedral Metropolitana do México conta com nova iluminação em sua fachada

Cidade do México – México (Terça-feira, 27-06-2017, Gaudium Press) Por meio de um ato presidido pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, foi inaugurada no dia 21 de junho a nova iluminação da fachada da Catedral Metropolitana do México, templo insigne do país latino-americano, que teve a intervenção das autoridades de Cultura à nível federal.

Catedral Metropolitana do México conta com nova iluminação em sua fachada.jpg

Durante o evento, que contou com a presença do chefe de Governo da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera; e a Secretária de Cultura Federal, María Cristiana García Cepeda, o purpurado se referiu a vários dos elementos que embelezem a uma Catedral, destacando a luz, já que “Cristo é a luz das gentes”.

“Iluminar esta Catedral é um símbolo não só de beleza para descobrir as imagens, os traços, sua beleza, mas um elemento constitutivo que sempre deve acompanhar o exterior, porque Cristo é não apenas da Igreja, mas de todo aquele que queira recebê-lo. Por isso é tão simbólico este elemento”, expôs o Cardeal.

Durante o ato de iluminação também interveio a Secretária de Cultura, que fez mênção a algumas palavras do arquiteto Manuel Toussaint sobre o templo metropolitano: “Este templo resume em si mesmo toda a arte da Colônia. Sua construção tardou quase três séculos, de maneira que nela se compendiam todos os estilos”.

“Esta noite uma nova luz ilumina a fachada principal da Catedral Metropolitana; é uma luz que dará realce a esta joia arquitetônica, religiosa e cultural, que é testemunha do tempo, da unidade e da história que nos identifica”, acrescentou.

Destacou a Catedral, como um monumento histórico, que é emblemático e cativante para os mexicanos. Por esta razão anunciou que além da iluminação, o Governo federal iniciará em breve trabalhos de restauração na fachada principal, a cúpula central do Cruzeiro e das esculturas da Fé, a Esperança e a Caridade.

A iluminação do templo insigne faz parte de um projeto que adianta a Secretaria de Cultura federal em resgate do Centro Histórico da capital mexicana; iniciativa que envolve, além da Catedral, os edifícios do Governo da Cidade do México, para assim dar realce à Praça da Constituição, que é catalogada como uma das mais belas do mundo. O trabalho na Catedral conta com o trabalho conjunto entre as autoridades eclesiásticas, cidadania, iniciativa privada e os governos federal e estatal.

A Catedral Metropolitana tem suas origens após a conquista de Hernán Cortés que mandou construir uma igreja na antiga cidade de Tenochtitlán. Esta igreja logo foi elevada a Catedral mediante a bula do Papa Clemente VII de 9 de setembro de 1534.

No ano de 1552, Felipe II ordena derrubar a igreja e a construção de um novo templo, a Catedral atual, cujos trabalhos inciaram em 1571 e culminaram em 1813. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas