Gaudium news > Empossado novo bispo da Diocese de Joinville, em Santa Catarina

Empossado novo bispo da Diocese de Joinville, em Santa Catarina

Joinville – Santa Catarina (Quarta-feira, 28-06-2017, Gaudium Press) O mais novo bispo da Diocese catarinense de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, foi empossado no último sábado, 24 de junho, durante cerimônia presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Empossado novo bispo da Diocese de Joinville, em Santa Catarina.png

A cerimônia de posse do quinto bispo eleito do bispado de Joinville teve lugar na Catedral São Francisco Xavier. Na ocasião, estiveram presentes bispos diversos do Estados, bem como sacerdotes, diáconos, religiosos e seminaristas.

Depois de um ano da morte do bispo Dom Irineu Roque Scherer, em julho de 2016, Dom Francisco foi o escolhido para tomar posse da diocese que, até então, estava sendo administrada pelo Padre Adenir José Ronchi.

“Não quero assumir sozinho a diocese”

Logo quando foi anunciado como novo bispo de Joinville, o prelado declarou que essa posse é de todos os diocesanos, deixando explícito que a caminhada deverá ser em conjunto:

“Desde o momento em que recebi a notícia, coloquei todos os diocesanos de Joinville em minha mente, em meu coração e em minhas orações. Não quero assumir sozinho a diocese. Vamos tomar posse juntos. Aqueles que lá estarão no dia 24, na Catedral dedicada a São Francisco Xavier, representarão todos os diocesanos que assumirão comigo a missão de seguir Jesus Cristo e anunciá-lo pela vida e testemunho. Ajudem-me a ser um bispo segundo o coração de Deus, e por isso suplico: rezem por mim”, afirmou Dom Francisco.

Dom Francisco Carlos Bach

Nascido em Ponta Grossa, no Paraná, ingressou no Seminário Menor Diocesano de São José, em sua cidade natal, no ano de 1964. Em seguida, cursou filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense.

Mais tarde, ordenou-se sacerdote em 1977 e incardinado na Diocese de Ponta Grossa.

Entre os anos de 1985 e 1987, Dom Francisco fez Mestrado em Direito Canônico na Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma, na Itália.

Em 2005, o então Papa Bento XVI o nomeou como bispo da Diocese de Toledo, no Paraná. Sete anos depois, foi transferido e exerceu seu bispado na Igreja de São José dos Pinhais.

No ano de 2015, com a morte do então bispo de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos, o Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, anunciou Dom Francisco como administrador diocesano até a nomeação de um novo prelado pelo Papa Francisco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas