Gaudium news > Basílica de 1600 anos de antiguidade é encontrada em lago na Turquia

Basílica de 1600 anos de antiguidade é encontrada em lago na Turquia

Iznik – Turquia (Sexta-feira, 30-06-2017, Gaudium Press) As ruínas da Basílica de 1600 anos de antiguidade foram encontradas submersas em um lago do noroeste da Turquia, no lugar no qual se desenvolvem os Concílios de Nicea. “Encontramos restos de um templo. Está no plano de uma Basílica e tem três naves”, comentou à ‘Hurriyet News’ o professor de Arqueologia da Universidade Bursa Uluda, Mustafa Sahin, segundo informou Aleteia.

A descoberta se produziu devido uma série de fotografias aéreas tiradas em 2014, nas quais se fez evidente a presença de fundações e um traçado próprio dos templos bizantinos. Segundo os arqueólogos o templo teria sido construído no século IV e pode estar dedicado a São Neófito, um mártir da perseguição de Diocleciano assassinado por ódio à Fé junto ao lago, no ano 303. O Santo contava apenas com 16 anos de idade e sobreviveu a vários tormentos, incluindo o ser jogado em um forno ardente durante três dias sem que se ferisse. Foi finalmente martirizado com uma espada.

“Mais provavelmente, poderia ter sido construída no ano 325, depois do primeiro Concílio”, expôs o Prof. Sahin. “Em qualquer caso, cremos que o templo foi edificado no século IV ou uma data posterior. É interessante que temos gravuras medievais da Idade Média que representam este martírio”.

O culto ao mártir e a celebração do primeiro Concílio de Nicéa seriam os motivos de construção do templo que sobreviveria até o século VIII, quando foi destruído por um terremoto. As ruínas foram paulatinamente submersas pela subida do nível da água no lago. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas