Gaudium news > Congregação para a Doutrina da Fé tem novo prefeito

Congregação para a Doutrina da Fé tem novo prefeito

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03-07-2017, Gaudium Press) Dom Luís Francisco Ladária Ferrer foi nomeado pela Papa Francisco como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Congregação para a Doutrina da Fé tem novo prefeito.jpg

Dom Ladária, até agora, era o Secretário da mesma congregação para a qual foi nomeado Prefeito. Ele substitui o Cardeal Gerhard Ludwig Muller, que nos últimos cinco anos dirigiu o ex Santo Ofício tendo sido nomeado por Bento XVI em 2012.

O comunicado expedido pela Santa Sé no último sábado afirma que Francisco “agradeceu ao Cardeal Gerhard Ludwig Müller ao concluir seu mandato de cinco anos como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e de Presidente da Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’, da Pontifícia Comissão bíblica e da Comissão Teológica Internacional”.

O Cardeal Gerhard Ludwig Müller, de 69 anos é de origem alemã foi criado Cardeal no primeiro Consistório do Papa Francisco, em fevereiro de 2014. Ele foi Bispo de Ratisbona e chegou ao Vaticano a convite de Bento XVI, em julho de 2012.

O comunicado informa também que o Papa “chamou para sucedê-lo nos mesmos cargos Sua Excelência Dom Luís Francisco Ladaria Ferrer, até agora Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé”.

Dom Luís Francisco Ladária

O novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé é espanhol, nasceu em Manacor e estudou na Universidade de Madrid, onde graduou-se em Direito, em 1966. Ele também foi nomeado por Bento XVI em 2008 para o cargo de Secretário da Congregação, cargo que ocupava até o presente momento.

Dom Ladária entrou para Companhia de Jesus em 17 de outubro de 1966. Ele frequentou a Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, e a escola de Sankt Georgen de Filosofia e Teologia, na Alemanha.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 29 de julho de 1973. Dois anos depois de sua ordenação presbiteral, em 1975, tornou-se doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Sua tese de doutorado teve com título “O Espírito Santo em São Hilário de Poitiers.

Logo em seguida tornou-se professor de teologia dogmática da Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid. No ano de 1984, Dom Camillas assumiu também o mesmo cargo na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, onde ainda ele exerceu o cargo de vice-reitor, entre 1986 e 1994.

O Novo Prefeito foi nomeado por João Paulo II, em 1992 como membro da Comissão Teológica Internacional e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé no ano de 1995. Sua nomeação como Secretário Geral da Comissão Teológica Internacional em 2004.

Em 9 de julho de 2008, ocasião em que foi nomeado Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. Recebeu logo em seguida, em 26 de julho, a consagração episcopal das mãos do Cardeal Tarcisio Bertone, na Basílica de São Pedro. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas