Gaudium news > Templo de São Miguel na Ucrânia será restaurado após profanação soviética

Templo de São Miguel na Ucrânia será restaurado após profanação soviética

Ucrânia – Kiev (Segunda-feira, 03-07-2017, Gaudium Press) O templo católico de São Miguel Arcanjo em Tyvriv, Ucrânia, de rito latino, será restaurado após ter sido gravemente afetado pela profanação das autoridades soviéticas, segundo informou Urban, uma revista local. O templo representou um dos centros católicos de maior importância na região ucraniana da Polônia e sua restauração tem um importante significado religioso e cultural.

Templo de São Miguel na Ucrânia será restaurado após profanação soviética.jpg

“Foi um dos maiores templos católicos na Polônia e talvez o mais alto”, explicou o monge Adrian Kotlyarski a RISU. “Em sua forma original a altura do templo, junto com as torres, chegava a 60 metros. As pessoas dizem que era visível a quilômetros daqui”. De ter sido uma pequena capela de madeira no século XVI, passou a ser um templo e mosteiro de pedra em 1760.

Devido a sua importância, o templo foi objeto de um particular desprezo por parte do regime soviético que o expropriou e instalou uma adega e uma lavanderia em seu interior, empregando os lugares mais sagrados do culto para localizar as instalações mais degradantes possíveis. “É claro que ao fazê-lo eles queria enfatizar seu desdém pela religião”.

A Ordem dos Missionários de Maria Imaculada recobrou o mosteiro para o uso religioso na década de 1990. Os amplos espaços albergavam um salão de orações, celas para os monges, quartos para hóspedes, refeitório e inclusive uma área de jogos para crianças. Os religiosos planejam criar no lugar um memorial das vítimas da perseguição religiosa.

Templo de São Miguel na Ucrânia será restaurado após profanação soviética (2).jpg

“No primeiro andar haverá um museu de vítimas do regime totalitário por suas crenças religiosas. Ali se apresentarão objetos relacionados àqueles eventos, materiais históricos, fotografias. Em particular, a exposição conterá os poucos elementos de decoração de nosso templo que sobreviveram”, indicou o religioso. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas