Gaudium news > Arcebispo africano diz em Fátima: Missão é obrigação dos católicos

Arcebispo africano diz em Fátima: Missão é obrigação dos católicos

Fátima – Portugal (Terça-feira, 04-07-2017, Gaudium Press) O arcebispo de Lubango, em Angola, D. Gabriel Mbilingi que pertence à Congregação dos Missionários do Espírito Santo afirmou afirmou no Santuário de Fátima que o primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola (CENA), que foi realizado em junho, deixou marcas “muito grandes” e foi um ponto de partida, porque a missão tem sempre de ultrapassar fronteiras.

Arcebispo africano diz em Fátima Missão é obrigação dos católicos.jpg

Dom Gabriel disse que o missionário evangelizador “Tem de ser uma chama que se acende para que, de facto, façamos da própria terra de Angola um país, uma nação mariana e eucarística, e ninguém pode encontrar-se verdadeiramente com Cristo, experimentar a salvação, ninguém pode experimentar a alegria de ser evangelizado e ficar com isso para si”.

Em Fátima desenvolvia-se a 37.ª Peregrinação da Família Espiritana ao Santuário de Fátima, e Dom Gabriel Mbilingi, que é Missionário do Espírito Santo, também lá estava e quis comentar o Congresso Eucaristico que recém terminou em Angola.

A cidade angolana do Huambo acolheu o Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola que teve como tema ‘Reconheceram-no ao partir do Pão’, entre os dias 12 e 18 de junho, e foi organizado pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) para assinalar os 150 anos da segunda fase da evangelização de Angola.

O Arcebispo, assinalou que o CENA foi “em homenagem aos 150 anos de presença da missão dos Espiritanos em Angola” e “representa muito” porque toda a obra de evangelização “visava um encontro pessoal com Cristo”.

Dom Gabriel explicou que o congresso foi “um ponto de chegada” mas foi também um ponto de partida, porque a “missão não pode circunscrever-se apenas nestas gerações ou nas que chegaram a Angola e acolheram o Evangelho”.

O Congresso Eucarístico Nacional de Angola contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, como enviado extraordinário do Papa Francisco, bem como do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, como conferencista, e do padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.

CENA, Missão, Método

O CENA “representa muito” porque toda a obra de evangelização dos Espiritanos “visava um encontro pessoal com Cristo”.

O arcebispo explicou que o encontro com Cristo pretende “converter, que pudesse meter em comunhão mais intima com Aquele” que se conhece pela pregação da Boa Nova.

“Para uma conversão, para termos uma Angola mais reconciliada, mais justa, mais pacifica, mais em comunhão fraterna”, realçou.

D. Gabriel Mbilingi considera que os métodos vão ser outros e “as pessoas serão outras” mas o que “realmente interessa” é que o primeiro CENA serviu para a Igreja Católica em Angola fazer “uma reflexão”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas