Gaudium news > Faleceu o Cardeal Joachim Meisner

Faleceu o Cardeal Joachim Meisner

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 05-07-2017, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 05 de julho, faleceu o Cardeal Joachim Meisner, que foi Arcebispo de Colônia de 1988 a 2014, quando o Papa Francisco acolheu sua demissão.

O purpurado nasceu em Wroclaw, hoje Polônia e então Alemanha. Estudou teologia no seminário de Erfurt, e foi ordenado sacerdote em 1962. Entre os cargos que ocupou está o de Vigário Cooperador nas Paróquias de Santo Egídio em Heiligenstadt e da Santa Cruz da mesma cidade d eErfurt. Além disso, se dedicou à assistência espiritual da Caritas local e a outras atividades pastorais até que o Papa Paulo VI, em 1975, o elegeu Bispo titular de Vina, com o cargo de Auxiliar do Administrador de Erfurt-Meiningen.

São João Paulo II o havia designado em 1980 para que guiasse a Diocese de Berlim, que compreendia as duas partes da cidade, Leste e Oeste, junto a toda a campina circunstante com numerosas pequenas paróquias e comunidades espalhadas em um território de 30 mil quilômetros quadrados com um milhão duzentos mil católicos e quase oito milhões de protestantes. Também havia sido presidente delegado durante a Segunda Assembleia Especial para Europa do Sínodo dos Bispos de 1999; membro do Conselho dos Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas