Gaudium news > Encerrado o Seminário Acordo Brasil – Santa Sé em Florianópolis

Encerrado o Seminário Acordo Brasil – Santa Sé em Florianópolis

Florianópolis – Santa Catarina (Sexta-feira, 07-07-2017, Gaudium Press) Aproximadamente 300 participantes estiveram presentes na última quarta-feira, 5 de julho, durante o Seminário Acordo Brasil – Santa Sé. O evento promovido pelo Instituto Superior de Direito Canônico de Santa Catarina (ISDCSC), em parceria com a Arquidiocese de Florianópolis e a CNBB, aconteceu no Hotel Castelmar, na capital catarinense.

Encerrado o Seminário Acordo Brasil - Santa Sé em Florianópolis.jpg

No período da manhã, foram realizadas três palestras. Os assuntos tratados foram a Proteção dos Bens Culturais da Igreja, a Legislação de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural-Religioso e a Natureza jurídica do vínculo de trabalho de clérigos, leigos e religiosos com instituições eclesiásticas.

Ao falar a respeito do minucioso trabalho de restauração dos bens da Igreja Católica, Marcelino Donizeth de Melo Correia, conservador e restaurador da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), destacou a importância de as dioceses procurarem profissionais qualificados nessa área para a preservação da identidade dos seus bens.

Por sua vez, Ana Maria Moreira Marchesan, promotora de Justiça de Porto Alegre, abordou as questões patrimoniais ao apresentar as principais leis que garantem a proteção aos bens religiosos. Em seguida, expôs as normas que asseguram também o respeito à cultura brasileira como um todo.

Já sobre o assunto relacionado às relações de trabalho religioso, José Ernesto Manzi, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, lembrou as peculiaridades que envolvem o serviço das pessoas envolvidas com a Igreja, ressaltando, inclusive, o empenho dos leigos voluntários.

À tarde, Sérgio Roberto Monello, contador e advogado, explicou a Organização Religiosa e sua Organização Jurídica e orientou o público presente acerca da necessidade de a Igreja conhecer a legislação que a regulamenta.

Por fim, o contador Marcelo Roberto Monello tratou das especificidades da contabilidade no âmbito religioso, como Certificações Públicas, Plano de Ação, Prestação de Contas e Aspectos Fiscais.
O Seminário Acordo Brasil – Santa Sé teve seu encerramento após as considerações finais da equipe organizadora.

“Estamos muito contentes com o resultado do Seminário. Tanto os palestrantes quanto os que por aqui passaram nesses dois dias, certamente, sairão com uma visão ampliada desse importante Acordo”, declarou o Padre Tarcísio Pedro Vieira, diretor do ISDCSC e um dos idealizadores do evento. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas