Gaudium news > Papa reconheceu o martírio de dois clérigos colombianos

Papa reconheceu o martírio de dois clérigos colombianos

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 07-07-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco reconheceu o martírio de dois clérigos colombianos, e isto a poucos dias de visitar o país em setembro. Trata-se de Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, Bispo de Arauca e do Padre Pedro María Ramírez Ramos, conhecido como o Padre de Armero. Há rumores que a beatificação ocorrerá em cerimônia em alguma das cidades que o Pontifíce visitará no país andino.

Papa reconheceu o martírio de dois clérigos colombianos.jpg

Após a reunião do Papa com o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, se fez o seguinte anúncio:

“Durante a audiência, o Santo Padre autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os seguintes decretos:

– o martírio do Servo de Deus Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, do Instituto para as Missões Estrangeiras de Yarumal, Bispo de Arauca; assassinado por ódio à Fé em 1989 perto de Fortul (Colômbia);

– o martírio do Servo de Deus Pedro Maria Ramírez Ramos, sacerdote diocesano assassinado por ódio à Fé no dia 10 de abril de 1948 em Armero (Colômbia);

– as virtudes heroicas do Servo de Deus Ismael Perdomo, Arcebispo de Bogotá nascido no dia 22 de fevereiro de 1872 em El Gigante (Colômbia) e falecido no dia 03 de junho de 1950 em Bogotá (Colômbia)”.

Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve e o Padre Pedro María Ramírez

Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve nasceu em fevereiro de 1916 em Santo Domingo, Colômbia. Foi ordenado sacerdote em 1940 e depois se doutorou em teologia na Universidade Javeriana. Fazia parte do Instituto de Missões Estrangeiras de Yarumal, do qual foi Superior Geral.

Em 11 de novembro foi nomeado Vigário Apostólico de Arauca e foi ordenado Bispo no dia 10 de janeiro de 1971.

No dia 02 de outubro de 1989 este Bispo foi assassinado pela guerrilha marxista do ELN, que havia sofrido as denúncias de Dom Jaramillo.

O Padre Pedro María Ramírez nasce em outubro de 1899 em La Plata, Colômbia e é ordenado sacerdote no dia 21 de junho de 1931. Em 1946 seu Bispo o designa como pároco da cidade de Armero.

No dia 09 de abril de 1948 ocorre o chamado Bogotazo, revolução após a morte de um líder político liberal. No dia seguinte, em Armero, se geraram desordens e simpatizantes do líder político morto buscavam vingança. Após buscar a segurança das religiosas que o assistiam e assegurar também os objetos sagrados, o Padre Ramírez se colocou em oração.

Às 17h do dia 10 de abril, vândalos entraram na igreja, profanaram o templo e tomaram o sacerdote como prisioneiro. Depois o jogaram na praça principal, o espancaram e mataram com facões. Antes de morrer disse: “Pai, perdoai-os. Tudo por Cristo”. Seus restos mortais repousam no Cemitério de La Plata, Huila.

Armero é conhecida porque no ano de 1985, em novembro, uma avalanche de lodo e pedras que percorreu os canais de um rio, matou 20 mil dos seus 29 mil habitantes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas