Gaudium news > Sacerdote britânico propõem peregrinações como forma de atrair jovens à Igreja

Sacerdote britânico propõem peregrinações como forma de atrair jovens à Igreja

Londres – Inglaterra (Quinta-feira, 13-07-2017, Gaudium Press) O Padre Alexander Lucie-Smith, Doutor em Teologia e editor consultor do informativo britânico ‘Catholic Herald’, ofereceu seu ponto de vista sobre o recente estudo que assinala para a Inglaterra uma notável eficácia evangelizadora da beleza dos templos para os jovens. Como uma aplicação prática para a pastoral, o sacerdote propôs realizar mais peregrinações: “não falem aos adolescentes acerca da religião, simplesmente façam algo de religião com eles”, aconselhou.

Sacerdote britânico propõem peregrinações como forma de atrair jovens à Igreja.jpg

A proposta surge das duas conclusões mais atrativas do estudo para o presbítero: que os jovens são inspirados durante suas visitas aos templos e que os métodos modernos de evangelização dos jovens não são tão efetivos como se pensaria. A possibilidade de realizar peregrinações deveria ser amplamente explorada em sua opinião. “A peregrinação como algo católico é tão antigo como as montanhas, e este estudo sugere que isso ainda tem bastante vida”, explicou.

“Eu mesmo levei um grupo de adolescentes ao Convento de Tyburn (onde se veneram as relíquias dos mártires dos séculos XVI e XVII) e a Catedral de Westminster”, recordou o Padre Lucie-Smith. “Recordo com grande prazer o impacto dos transeuntes ao ver os 25 rapazes rezando caladamente o Rosário em uma das capelas laterais. Assim que se pode ser feito”.

De forma similar, Santuários como o de Nossa Senhora de Lourdes ou a peregrinação à Chartres foram postos de exemplo pelo sacerdote, aos quais poderia somar-se com facilidade a peregrinação do Caminho de Santiago na Espanha, que só em junho de 2017 recebeu 41.620 peregrinos oficialmente registrados.

“O segredo talvez é não falar aos jovens sobre a religião, mas simplesmente fazer algo de religião com eles”, concluiu o sacerdote. “O Catolicismo é uma religião de fazer tanto como de crer. Em lugar de falar da teoria de como nadar, simplesmente joguem-nos na água. Eles podem gostar depois de que souberem o impacto da imersão”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas