Gaudium news > Em Fátima, Encontro Nacional de Liturgia destaca invocações da Virgem Maria nas celebrações

Em Fátima, Encontro Nacional de Liturgia destaca invocações da Virgem Maria nas celebrações

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 17-07-2017, Gaudium Press) O encontro Nacional de Pastoral da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), através de comunicado de imprensa, comunicou que a Virgem Maria “acompanha a Igreja em oração com o seu exemplo de discípula orante, a sua figura orante e a sua imagem e modelo perfeito” e que é nesse sentido que ela é invocada nas celebrações litúrgicas.

43.º ENPL

O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade num vídeo público convidou à participação no Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica quando informou que o 43.º ENPL vai aprofundar também “outras questões marianas”, numa resposta à mensagem de Fátima e numa “harmonia entre as celebrações” e o convívio entre os participantes, com encontros na Basílica da Santíssima Trindade e na Capelinha das Aparições. “Para que o espírito da liturgia se renove na Igreja presente em Portugal e possamos prestar um melhor serviço à celebração da Liturgia”, informou Dom José Cordeiro.

Segundo o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, o encontro “é uma oportunidade feliz” para os sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, todos os fiéis leigos, de modo especial os que têm um ministério, serviço nas comunidades cristãs renovarem “o dom da graça e do serviço”.

Programa

O padre Pedro Lourenço Ferreira, diretor do SNL, informa que no programa haverá a participação do bispo de Beja, Dom João Marcos, que vai falar sobre ‘Maria no mistério de Cristo e da Igreja’, já na abertura do encontro e que no dia 25, Dom José Cordeiro deverá tratar do tema ‘A Virgem Santa Maria no Ano Litúrgico’.

Na programação consta a participação do sacerdote italiano Corrado Maggioni, que faz parte da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, órgão da Santa Sé, que vai apresentar ‘A coletânea de Missas da Virgem Santa Maria’.

Também o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fará uma reflexão sobre o santuário mariano “na renovação litúrgica em Portugal”.

O Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica contará também com participação da escola de ministérios da presidência, acólitos, leitores, músicos, catequistas e ministros extraordinários da comunhão.

O 43.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica termina no dia 28 de julho. A sessão de encerramento deverá ser realizada às 10h00. Em seguida haverá a Missa de encerramento que será celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas