Gaudium news > Orquestra Sinfônica de Damasco interpreta Missa de Mozart em igreja na Síria

Orquestra Sinfônica de Damasco interpreta Missa de Mozart em igreja na Síria

Alepo – Síria (Quarta-feira, 19-07-2017, Gaudium Press) Mais de mil pessoas puderam assistir a Orquestra Sinfônica de Damasco, constituída por 45 músicos e 27 coristas, interpretar a Missa em Dó Menor de Wolfgang Amadeus Mozart, na Catedral maronita de Santo Elias, localizada no bairro histórico de de Al-Jdayde, em Alepo, Síria.

Além de estar sem telhado, o templo foi todo danificado pelo conflito que ocorre na região. Mas isso não impediu que no dia 11 de julho fosse realizado esse concerto de música sacra no local. O público encheu as naves da igreja e a praça para assistir ao espetáculo.

Orquestra Sinfônica de Damasco interpreta Missa de Mozart em igreja na Síria.jpg

Em entrevista à Agência Fides, o Arcebispo Joseph Tobji, que guia a Arquieparquia de Alepo dos maronitas afirmou que a iniciativa “representa em si mesma, um sinal muito forte, de grande impacto simbólico e que pode ser notada por todos: em uma igreja devastada, onde tudo se vê destruído, refloresce a vida, e começa novamente”.

O prelado ressaltou que a obra apresentada pela orquestra, composta por um grande gênio da humanidade, se tornou “uma obra de Fé e de arte e ressoou precisamente em um lugar que foi devastado pela violência bárbara e brutal”.

Além da apresentação musical, houve também um jogo de luzes na igreja em ruínas que impressionou muito aos presentes. O espetáculo atraiu tantas pessoas que foi necessário instalar telões do lado de fora da igreja para os que não conseguiram entrar no templo lotado.

O concerto foi realizado com o apoio da associação francesa ‘L’Oeuvre d’Orient’, dirigida pelo Padre Yeghiche Elias Janji, sacerdote armênio católico e musicólogo, que mesmo em tempos de guerra não deixou de promover concertos em várias cidades sírias. O sacerdote chegou inclusive a realizar um concerto da obra de Mozart para o Papa Bento XVI. (EPC)

Com informações da Agência Fides

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas