Gaudium news > Arquidiocese de Diamantina (MG) celebra seu Ano Jubilar com extensa programação

Arquidiocese de Diamantina (MG) celebra seu Ano Jubilar com extensa programação

Diamantina – Minas Gerais (Quinta-feira, 20-07-2017, Gaudium Press) A cidade de Diamantina, localizada a 290 quilômetros de distância da capital mineira Belo Horizonte, iniciou este ano as comemorações pelo centenário de elevação da Arquidiocese e os 150 anos do Seminário do Sagrado Coração de Jesus.

Arquidiocese de Diamantina (MG) celebra seu Ano Jubilar com extensa programação.jpg

As festividades começaram no último dia 14 de julho e se estenderão até 2018. A abertura do Ano Jubilar foi marcada por uma celebração eucarística, que teve lugar na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Dom Darci José Nicioli. Na mesma data, houve o lançamento do concurso do Hino do Jubileu.

A então Diocese de Diamantina foi criada pela Bula Pontifícia “Gravissimum Sollicitudinis” do Papa Beato Pio IX, em 6 de junho de 1854, tendo sido desmembrada da Arquidiocese de São Salvador na Bahia e da Arquidiocese de Mariana.

O bispado mineiro é reconhecido por ser uma das 12 primeiras dioceses do Brasil criadas no tempo do Império, antes da proclamação da República.

Naquela época, quando havia a união Igreja-Estado, para se criar uma diocese, era necessário um Decreto do Imperador. A autorização foi concedida pela Lei Civil nº 673, de 10 de agosto de 1853, sendo executada no ano seguinte.

Em 28 de junho de 1917, através da Bula “Quandocumque se preabuit” do Papa Bento XV, o bispado foi elevado à condição de Arquidiocese e Sede Metropolitana de Diamantina. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Diamantina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas