Gaudium news > Segue em análise no Vaticano o processo de beatificação de sacerdote brasileiro

Segue em análise no Vaticano o processo de beatificação de sacerdote brasileiro

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 21-07-2017, Gaudium Press) O “Apóstolo de Aparecida”, como assim é conhecido o Padre Vitor Coelho de Almeida, poderá ser declarado como o mais novo santo brasileiro em breve.

Segue em análise no Vaticano o processo de beatificação de sacerdote brasileiro.jpg

De acordo com o vice-postulador da causa de beatificação do Padre Vitor, Dom Darci Nicioli, o processo já se encontra no Vaticano para análise. Também já foi encaminhado três relatos de possíveis milagres por intercessão do candidato à santidade.

Aberta pela Arquidiocese de Aparecida em 1997, a causa de beatificação do missionário redentorista, conforme Dom Darci, está com seu processo quase no final.

Pelo bem da igreja e alegria dos devotos

Segue em análise no Vaticano o processo de beatificação de sacerdote brasileiro (2).jpgEm entrevista para a Rádio Aparecida, Dom Darci, que também é Arcebispo de Diamantina (MG), comentou que o processo de beatificação do presbítero é extenso, pois contém toda a transcrição de tudo o que o Padre Vitor falou enquanto estava à serviço da Rádio Aparecida.

Dom Darci lembrou, inclusive, que há uma expetativa para que a declaração do sacerdote como beato aconteça no ano jubilar dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Contudo, acredita que isso seja difícil de ocorrer, uma vez que é grande o volume de causas no Vaticano.

“Nós estamos fazendo todo o esforço, mas como são muitas as causas que estão sendo analisadas em Roma, então, talvez não dê tempo durante o Ano Jubilar, embora seja o nosso pleito. Mas o importante é que no momento oportuno e adequado, a Igreja o eleve a glória dos altares, para a Glória de Deus, o bem da Igreja e alegria dos devotos do Padre Vitor Coelho”, afirmou.

Por fim, o vice-postulador da causa de beatificação do Padre Vitor explicou que um processo para elevar uma pessoa à santidade, assim como é o caso do sacerdote redentorista, é considerado muito sério para a Igreja:

“Para a Igreja, é um processo longo, científico e médicos ateus, ao analisarem a questão, eles decretam que há algo sobrenatural nisso (…). Então, quando o médico chega a esse veredito, a Igreja decreta que aquilo aconteceu por vontade de Deus através daquela pessoa. Assim atribui-se o milagre aquela pessoa e dá a essa pessoa a distinção para ser colocado como exemplo e modelo de vida para todos os cristãos”, concluiu Dom Darci.

“Apóstolo de Aparecida”

Segue em análise no Vaticano o processo de beatificação de sacerdote brasileiro (3).jpgNascido em 22 de setembro de 1899, na cidade mineira de Sacramento, Padre Vitor se ordenou sacerdote da Congregação do Santíssimo Redentor no dia 5 de agosto de 1923 em Gars, na Alemanha.

Entre os diversos trabalhos exercidos pelo “Apóstolo de Aparecida” estão os 36 anos dedicados à evangelização através da Rádio Aparecida.
Além disso, é da autoria do sacerdote a primeira fórmula de consagração à Nossa Senhora Aparecida e o hino Salve Santa Imagem.

Padre Vitor morreu no amanhecer do dia 21 de julho de 1987 aos 87 anos.

Em 1997 obteve do Vaticano o título de Servo de Deus e a permissão para a abertura de seu processo de Canonização. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Aparecida

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas