Gaudium news > Peregrinos convidados a aprender com os Santos Francisco e Jacinta Marto

Peregrinos convidados a aprender com os Santos Francisco e Jacinta Marto

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 24-07-2017, Gaudium Press) Na homilia da Eucaristia Dominical presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, no Recinto de Oração do Santuário, os peregrinos foram incentivados a verem nos “Santos Francisco e Jacinta Marto, um exemplo de transformação do mundo”.

Peregrinos convidados a aprender com os Santos Francisco e Jacinta Marto.png

O responsável pelo Santuário de Fátima defendeu a necessidade de aprender os “tempos de Deus” e o “seu olhar sobre a realidade” em cada uma das situações, sempre com a perspectiva de que estamos diante “de um Deus compassivo e misericordioso”.

Padre Cabecinhas disse: “somos convidados a contemplar este modo como Deus cuida de nós porque é tomando consciência do modo como Deus age em nosso favor que compreendemos o modo como nós devemos proceder.”

“A palavra de Deus escutada fala-nos de como Deus cuida de nós, e a pergunta é o que é que isso implica nas nossas atitudes e na nossa vida”, afirmou o reitor elencando três desafios que podem ajudar a separar o trigo do joio, como propõe a parábola do Evangelho deste domingo.

O Padre Carlos Cabecinhas recordou que devemos aprender de Deus a atitude de “misericórdia e compaixão” percebendo que “O bem e o mal coexistem nas nossas vidas”, que “há bem, mas também há coisas más, há atitudes erradas” mas que Deus “dá-nos tempo para sermos capazes de fazer crescer em nós o bem”.

Compassivos e ‘tentação de ver só o mal’

Em seu sermão dominical, o Padre referiu-se à importância de também sermos compassivos com os outros, em “quem encontramos sempre erros e falhas”:

“Temos todos uma tentação em vermos o mal; a tentação de dizermos que tudo está mal à nossa volta e Deus, com a sua atitude, mostra-nos que não é assim. Aproveitemos este domingo para olhar à nossa Volta e percebermos o bem que nos cerca, os sinais da presença de Deus”.

Fermento de transformação no mundo

Por último, o Reitor do Santuário aconselhou a que todos os peregrinos presentes fossem também “fermento de transformação no mundo”.

“O mundo pode ser melhor, mas isso começa conosco na nossa vida, nas nossas atitudes e opções”, referiu.

Recordou ele, então, o exemplo dos Santos Francisco e Jacinta Marto, que eles souberam usar “sempre de misericórdia e compaixão para com todos os que procuravam e se aproximavam deles”, que eles foram “compassivos com os pobres e pecadores” e “converteram o olhar para verem os sinais de Deus nas suas vidas e por isso em tudo encontravam Deus”.

“Os santos Francisco e Jacinta Marto foram o verdadeiro fermento de transformação do mundo de tal modo que o seu exemplo de vida ainda hoje nos toca, comove e desafia”, concluiu. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas