Gaudium news > Santuário de Fátima: encerra-se hoje Semana Nacional de Pastoral Litúrgica

Santuário de Fátima: encerra-se hoje Semana Nacional de Pastoral Litúrgica

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 28-08-2017, Gaudium Press) A Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o Secretariado Nacional de Liturgia organizaram uma semana de celebração, reflexão e formação da qual participaram cerca de 900 pessoas.

Santuário de Fátima encerra-se hoje Semana Nacional de Pastoral Litúrgica.jpg

Com o tema ‘A Virgem Santa Maria na Liturgia’, a Semana Nacional de Pastoral Litúrgica termina após a Eucaristia de hoje, 28 / 07, na Basílica da Santíssima Trindade.

Testemunhos

“É uma lufada de ar fresco, sem dúvida”, afirma João Cunha, da Diocese do Porto. Ele considera importante a 43.ª edição ter falado da visita do Papa Francisco e os conferencistas “darem a vertente mistagógica do que é Maria, o que representa, o sim dela”.

João Cunha participa desde 2006 nesta iniciativa anual, faz parte do Conselho Pastoral da sua paróquia e procura partilhar a formação recebida noutras “formações, eventos, tertúlias”.

Pedro Machado que participa pela 14.ª vez, neste evento, considera que a catequese nas conferências “ajuda as pessoas a aprofundarem a sua catequese, a sua fé”.

Pedro é acólito na Diocese do Porto. Ele destaca que encontra pessoas que “percebem da liturgia” e considera que “há uma comunhão entre o país”.

Ana Fernandes: testemunho

“Aqui, ao acolitar, dão-nos sempre novas perspectivas, formas de nos interligarmos melhor com o nosso grupo de acólitos, de rezarmos em conjunto, de fazermos atividades para desta forma ajudarmos não só o grupo a crescer, a viver em comunidade, mas também o resto da comunidade”, explica Ana Fernandes, jovem de 18 anos que participa há quatro anos na Semana Nacional de Pastoral Litúrgica: “Quando nos disseram, achei que talvez pudesse trazer algo mais, aprender e pudesse transmitir dentro da paróquia”, diz.

Outros depoimentos

Desde a última segunda-feira, o encontro nacional proporcionou, entre outras atividades, uma escola de ministérios para seis setores específicos: presidência; acólitos; leitores; músicos; catequistas; ministros extraordinários da Comunhão.

Padre Antônio Cartageno explicou que “Esta formação faz-se através das celebrações que em si também são momentos muito fortes que as pessoas podem levar para as paróquias. A celebração bem vivida, o canto, mas também aspetos de carácter mais teórico”.

Padre Antônio que é diretor do Serviço Nacional de Música Sacra constatou que a música se faz todas as semanas nas paróquias e as pessoas “precisam de ouvir orientações práticas” para um correto exercício do seu ministério.

O sacerdote da Diocese de Beja procurou chamar “a atenção” para as várias características, “as mais importantes”, da música sacra, e também para “alguns desvios, alguns atropelos” que se vão introduzindo e as pessoas, “às vezes, até fazem por ignorância”.

Já Carlos Cartaxo, professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, participa pelo segundo ano e assinala que “há temas concretos” que poderão ser “motivo de experiência, de aprofundamento nas próprias aulas”. Ele é também ministro extraordinário da Comunhão e destacou a profundidade” da aprendizagem destes dias em Fátima. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas