Gaudium news > Nova Catedral nos EUA reflete o crescimento da Igreja no sul do país

Nova Catedral nos EUA reflete o crescimento da Igreja no sul do país

Raleigh – Estados Unidos (Sexta-feira, 21-07-2017, Gaudium Press) A Igreja Católica celebrou em Raleigh, Estados Unidos, o que foi qualificado como um “dia histórico e alegre” para os fiéis locais: a dedicação da Catedral do Santo Nome de Jesus, um notável templo que serve a uma Diocese que cobre 54 condados no Centro e Leste da Carolina do Norte. “Isto é terreno sagrado”, anunciou o Bispo de Raleigh, Michael Burbidge. “Tudo o que há neste edifício está projetado para elevar os corações e as almas a Deus”.

Diante da magnitude do projeto, um templo com capacidade para 2 mil fiéis sentados com um custo aproximado de 46 milhões de dólares, o Bispo indicou que a pergunta mais comum era se os católicos locais eram capazes de levar a termo. “Hoje, Diocese de Raleigh, vocês tem contestado essa pergunta”, celebrou o prelado. “Sabemos que nunca poderíamos ter construído esta Catedral excepto com a graça de Deus, com a ajuda de nossa Santíssima Mãe e com os sacrifícios, generosidade e orações de tantos”.

Nova Catedral nos EUA reflete o crescimento da Igreja no sul do país.jpg

O edifício substitui a uma Catedral de dimensões muito mais modestas, com capacidade para apenas 250 pessoas, que serviria como Sede do Bispo desde a fundação de Raleigh em 1924. Para acolher a uma crescente povoação católica, o templo acolhia uma dezena de Missas a cada domingo, com presença de fiéis fora do templo. Segundo o vaticanista Rocco Palmo, a nova Catedral terá que programar sete Missas apesar de seu novo tamanho. Depois de ter a menor Catedral do país, a Diocese passa a ter a maior Catedral de uma sede Arcebispal.

O crescimento da Diocese de Raleigh é muito mais que arquitetônico. A comunidade católica na Carolina do Norte não chegava a dez por cento da povoação há 25 anos e registra um marcado crescimento. Na atualidade, a Diocese tem a paróquia que poderia ser a mais populosa do país: St. Matthew em Charlotte, que serve a 10 mil famílias de crentes. A cúpula de cobre da Catedral é uma manifestação externa do crescimento da Igreja na paisagem de Raleigh, enquanto que seu estilo recorda a primeira Catedral da nação: a Basílica da Assunção em Baltimore. (EPC)

Com informações de WRAL e Whispers in the Loggia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas