Gaudium news > Angelus: Evangelho é “alegria” que transforma o coração, diz Papa

Angelus: Evangelho é “alegria” que transforma o coração, diz Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 31-07-2017, Gaudium Press) Neste último domingo do mês de julho, dirigindo-se a milhares de fiéis na Praça São Pedro, sob um calor abrasador, o Papa Francisco comentou o Evangelho do dia falando especialmente das parábolas do tesouro escondido e da pérola preciosa.

Angelus Evangelho é alegria que transforma o coração, diz Papa.jpg

Os personagens das parábolas decidem vender tudo para poder obter o que descobriram. Um arrisca os seus bens para encontrar o tesouro escondido e o outro decide vender tudo que tem para conseguir uma pérola.

Que o coração arda do desejo

O Papa comparou essa procura e interesse dos personagens da parábola com a procura e posse do Reino de Deus. Existem semelhanças, explicou Francisco, entre as duas atitudes e a posse do Reino de Deus: a busca e o sacrifício.

“A atitude da busca é a condição essencial para encontrar; é preciso que o coração arda do desejo de alcançar o bem precioso, ou seja, o Reino de Deus que se faz presente na pessoa de Jesus. É Ele o tesouro escondido, é Ele a pérola de grande valor. Ele é a descoberta fundamental que pode dar uma reviravolta decisiva à nossa vida, preenchendo-a de significado. “

Livres do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento

O valor do tesouro que se procura conduz a uma decisão que traz sacrifícios e renúncias. Porém, quando o tesouro e a pérola forem encontrados, quando, aplicando a parábola, encontramos o Senhor que procuramos, “renasce a alegria”, a “alegria plena”.

“O discípulo de Cristo não é alguém que se privou de algo essencial; é alguém que encontrou muito mais: encontrou a alegria plena que somente o Senhor pode doar. Aqueles que se deixam salvar por Ele foram livrados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, sempre nasce e renasce a alegria.”

Intercessão de Maria

Ao finalizar suas reflexões Francisco convidou os fiéis a contemplarem a alegria do camponês e do comprador descritos na parábola. E recomendou aos fiéis:

“Rezemos, por intercessão da Virgem Maria, para que cada um de nós saiba testemunhar, com as palavras e os gestos cotidianos, a alegria de ter encontrado o tesouro do Reino de Deus, isto é, o amor que o Pai nos doou mediante Jesus. ” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas