Gaudium news > Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 02-08-2017, Gaudium Press) A Conferência da Família Franciscana do Brasil celebra entre 3 e 6 de agosto deste ano o seu Jubileu de Ouro no Capítulo das Esteiras.

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida.png

Em meio as comemorações do Ano Nacional Mariano, o evento pretende reunir na cidade paulista de Aparecida desde frades a irmãs clarissas, irmãs e irmãos da Terceira Ordem Regular (TOR), da Ordem Franciscana Secular (OFS), da Juventude Franciscana (Jufra) e dos Movimentos Francisclarianos, além de simpatizantes de Francisco e Clara.

A temática que conduzirá este Capítulo intitula-se “Levar ao mundo a misericórdia de Deus”. Já o lema convoca os fiéis a seguirem os passos de São Francisco: “É preciso voltar a Assis!”.

“Retoma algo peculiar na espiritualidade franciscana”

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida (3).jpgDe acordo com o Frei Éderson Queiroz, presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), “neste Capítulo das Esteiras, a Família Franciscana do Brasil retoma algo peculiar na espiritualidade franciscana que é o encontro de irmãos e irmãs, celebrando o Deus da vida e refontizando-se na experiência da fraternidade, como aconteceu com São Francisco”.

Ao se referir aos primórdios da Ordem, quando os frades se reuniam em capítulo, Frei Éderson explicou que o motivo se dava pelo fato de eles serem muitos e, por isso, não havia hospedagem para todos, o que fazia com que tivessem que pernoitar nas esteiras. “Ali era o encontro de voltar às fontes, ao espírito das origens. E daquele capítulo, eles partiam renovados, fortalecidos e com um grande desejo de irradiar no mundo a experiência da fraternidade vivenciada na escuta do Evangelho na Porciúncula, junto a Santa Maria dos Anjos”.

“Voltamos à experiência de oitocentos anos atrás”

Sobre o tema que conduzirá este Capítulo, o religioso explicou a escolha: “voltamos à experiência de oitocentos anos atrás – com a Igreja, a sociedade, com famílias profundamente machucadas, divididas por guerras em nome de Deus, de pessoas morrendo e sendo esmagadas em nome de Deus -, quando Francisco tem uma profunda intuição: é preciso levar todos ao paraíso. Francisco queria criar paraísos na vida das pessoas, nas relações entre as pessoas, entre as religiões. Ele queria criar paraísos que pudessem ser experiências de fraternidade, de respeito e de alteridade”, disse.

Atividades

Durante a programação, o Capítulo terá a presença de autoridades eclesiásticas diversas. A começar pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que presidirá a Eucaristia no primeiro dia.

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida (2).png

No segundo e no terceiro dia, será a vez de Dom Elias Manning, bispo emérito da Diocese de Valença (RJ), e do Cardeal Cláudio Hummes, bispo emérito de São Paulo, presidirem as celebrações eucarísticas, respectivamente.

O Capítulo inicia-se nesta quinta-feira, 3 de agosto, à tarde, no Centro de Eventos de Aparecida, e deverá acolher milhares participantes.

Na ocasião, o Frei Vitório Mazzuco abrirá a programação de palestras, abordando o tema e o lema do evento.

Já na sexta-feira, 5, Frei Carlos Susin refletirá acerca da temática “A Misericórdia na perspectiva franciscana”. No sábado, 6, as reflexões serão sobre a Encíclica “Laudato Si”, conduzidas por Frei Rodrigo Peret, Moema Miranda e Igor Bastos.

Além das palestras, haverá as oficinas que tratarão temas como artes, espiritualidade, ecologia integral, juventude e família.

O Capítulo das Esteiras encerra-se no domingo, 6 de agosto, com celebração eucarística marcada para às 10h30.

Convocação

“É muito importante estar em Aparecida. Será um momento não só de congraçamento, será um momento de espiritualidade, será um momento de profundo compromisso em misericordiar o mundo de hoje”, propõe Frei Éderson.

Explicação da logomarca

O paulista Frei Leandro Costa, que professou solenemente no dia 26 de setembro de 2015 e reside na Fraternidade do Divino Espírito Santo da cidade de Vila Velha, é o autor do desenho para o Capítulo das Esteiras 2017. Confira a explicação de cada símbolo do cartaz:

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida (4).png

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida (5).png

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida (6).png

Capítulo das Esteiras é celebrado pela família Franciscana em Aparecida (7).png

(LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas