Gaudium news > Centenário das Aparições: Santuário oferece concerto de música sacra

Centenário das Aparições: Santuário oferece concerto de música sacra

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 03-08-2017, Gaudium Press) No próximo dia 13 de agosto a Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolhe o Coro Regina Coeli para a realização de um concerto intitulado “Rainha dos Céus, Alegrai-vos”, todo ele centrado no louvor a Nossa Senhora, informa o Serviço de Imprensa do Santuário de Fátima.

Centenário das Aparições Santuário oferece concerto de música sacra.png

A iniciativa, situada no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, está também inserida no “Ciclo de Música Sacra” que oferecerá aos peregrinos variadas versões musicais da famosa antífona mariana Regina Coeli.

Como é sabido, Regina Coeli, é um hino mariano que é rezado, tradicionalmente, durante o tempo pascal, ligando o mistério da Encarnação de Jesus à Sua Ressurreição.

Coral Regina Coeli

Fundado em 1966 pelo maestro Antônio Joaquim Lourenço, que o dirigiu ate? 1983, o coro e? hoje formado por 40 coristas e o seu repertório a capela abrange o período entre os séculos XVI e XXI. Ele tem sido presença constante, ano após ano, em vários festivais do país.

Na primeira parte do concerto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o Coro irá apresentar peças marianas compostas no sec. XX, com estéticas variadas, mas tendo em comum o louvor à Mãe de Deus.

A segunda parte deste concerto é dedicada à encomenda intitulada de “A presença mais pura: 5 Poemas para um Regina Coeli”, estreada em Lisboa a 8 de julho de 2017, para assinalar os 50 anos do grupo.

Os poemas que serviram de base para as obras são do Pe. Jose? Tolentino Mendonça e foram selecionados por conterem uma espiritualidade mais interpelativa.

O maestro que dirige o Coro, Pedro Miguel, é licenciado em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, frequenta atualmente o mestrado em Direção Coral.

No órgão estará Sérgio Silva. Ele é professor de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa onde também começou os seus estudos. É organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau, em Lisboa. Como organista, tem-se apresentado a solo em vários pontos do país e em Espanha, Inglaterra, França e Itália. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas