Gaudium news > Realizado em Caxias do Sul (RS) primeiro Congresso Missionário Regional

Realizado em Caxias do Sul (RS) primeiro Congresso Missionário Regional

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Quinta-feira, 03-08-2017, Gaudium Press) A cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, acolheu a primeira edição do Congresso Missionário Regional.

O evento ocorreu em preparação ao 4° Congresso Missionário Nacional, a ser realizado no Recife, Pernambuco, e o 5° Congresso Missionário Americano, que acontecerá em 2018 na Bolívia.

Inspirado no tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, o Regional Sul 3 da CNBB promoveu o encontro no Centro de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul e contou com representantes de organismos missionários, bispos, padres, religiosos, leigos e seminaristas de todas as dioceses gaúchas.

A programação teve início com um momento de oração e acolhida dos participantes, que refletiram sobre “Missão e cooperação missionária” conforme o Documento de Estudo 108 da CNBB.

O bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, afirmou que “a missão nasce da Santíssima Trindade”, uma vez que “Deus é amor” e “partilha gratuitamente o seu amor”.

“O Evangelho nos diz: Deus Pai ama de tal modo o mundo que envia o seu Filho não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Jesus Cristo é o missionário do Pai. Ele veio para anunciar e iniciar o Reino de Deus. Envia o Espírito Santo para guiar a vida da Igreja. Ele é o protagonista da missão”, destacou o bispo.

Ainda conforme Dom Esmeraldino, “missão é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo e cumprir esta missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Regional Sul 3 da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas