Gaudium news > Bispo de Hong Kong: “Igreja não é um partido político”

Bispo de Hong Kong: “Igreja não é um partido político”

Hong Kong – China (Sexta-feira, 04-08-2017, Gaudium Press) Em conferência de imprensa, após a Santa Sé nomeá-lo como Bispo de Hong Kong, Dom Michael Yeung, afirmou que a “Igreja não é um partido político” e não faz oposição, adiantando que vai “encorajar” as pessoas a votar em “consciência” nas próximas eleições parlamentares.

Bispo de Hong Kong Igreja não é um partido político.jpg

“No que diz respeito aos problemas que afetam toda a sociedade, como os direitos humanos, a justiça, a abertura e a responsabilidade legal, penso que a Igreja deve erguer-se e falar claro”, disse o bispo diocesano,

Igreja e Partido Político

D. Michael Yeung foi questionado sobre a possibilidade de se juntar à oposição.

“Seguramente não irei dizer às pessoas para votar neste ou naquele candidato”, observou.

“Nem todos querem combater o Governo, muitos querem apenas expressar o seu descontentamento e os que estão no poder devem escutá-los”, acrescentou, no contexto do movimento ‘Occupy Central’, que nasceu em setembro de 2014, crítico do Governo local da região administrativa especial da República Popular da China.

Vaticano e China

Sobre as relações diplomáticas entre o Vaticano e o governo chinês, D. Michael Yeung explicou que a Igreja Católica em Hong Kong “servirá como ‘ponte'”. “Há sempre espaço para melhorias e para aperfeiçoamento”, mas procurando deixar claro que o papel dele, nesta questão do diálogo entre os dois governos era pequeno.

Tristeza

Referindo-se ao prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo, o novo bispo da Diocese de Hong Kong afirmou que fica “muito triste” quando há pessoas que morrem na prisão “depois de uma vida inteira defendendo com coragem a democracia e a justiça”: “Foi algo que me partiu o coração”, disse Dom Michael Yeung, sobre a morte do ativista chinês de 61 anos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas