Gaudium news > Seminaristas de São Paulo recebem leitorado e acolitato na Festa da Transfiguração do Senhor

Seminaristas de São Paulo recebem leitorado e acolitato na Festa da Transfiguração do Senhor

São Paulo (Terça-feira, 08-08-2017, Gaudium Press) A Festa da Transfiguração do Senhor na Arquidiocese de São Paulo no último domingo, 6 de agosto, ficou marcada pela concessão dos ministérios de leitor e acólito a um grupo de seminaristas arquidiocesanos realizada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Seminaristas de São Paulo recebem leitorado e acolitato na Festa da Transfiguração do Senhor.jpg

A cerimônia tornou-se ainda mais marcante em vista do início do mês vocacional no Brasil, uma vez que o primeiro domingo recorda a vocação para os ministérios ordenados.

No processo formativo dos candidatos ao sacerdócio, o leitorato e o acolitato antecedem a ordenação diaconal.

Em sua homilia, Dom Odilo explicou que os ministérios são um primeiro chamado ao serviço. “Os ministros leitores são encarregados de ajudar a Igreja a realizar a parte mais importante da sua missão, o anúncio da Palavra de Deus (…)”, disse.

Quanto aos acólitos, o purpurado ressaltou que eles servem “aquilo que se celebra no altar, o mistério central da nossa redenção, Jesus que continua e se doar pela humanidade”.

Por fim, o arcebispo agradeceu as paróquias que realizam um trabalho de promoção vocacional. “Os padres não caem do céu, surgem da comunidade. O Papa São Joao Paulo II dizia que a vocação é uma resposta de Deus providente a uma comunidade orante, que pede. ‘Pedi ao Senhor da messe que envie operários’. Deus ouve e chama”.

“Deus continua a chamar. Talvez nós estamos um pouco distraídos e não ouvimos o chamado ou não o acolhemos devidamente. Fato é que em nossa Arquidiocese precisamos trabalhar muito pelas vocações”, acrescentou Dom Odilo. (LMI)

Da redação, Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas