Gaudium news > Seminário em Gravataí (RS) comemora jubileus sacerdotais no Dia do Padre

Seminário em Gravataí (RS) comemora jubileus sacerdotais no Dia do Padre

Gravataí – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 09-08-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre reuniu aproximadamente 130 presbíteros no Seminário Menor São José, em Gravataí, a fim de celebrar o Dia do Padre, recordando assim a memória de São João Maria Vianney.

Seminário em Gravataí (RS) comemora jubileus sacerdotais no Dia do Padre.jpg

Na ocasião, o clero ainda comemorou os jubileus de 25 e 50 anos de vida sacerdotal dos irmãos de ministério.

Durante o evento, os presbíteros participaram da missa presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, acompanhado dos bispos auxiliares Dom Adilson Pedro Busin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Leomar Antônio Brustolin. Em 2017, os três completam 25 anos de ordenação presbiteral.

Também estavam no altar e celebram Jubileu de Prata o Cônego Leandro Miguel Chiarello e os padres Luís Carlos Pedroso da Silva, Luís Francisco Ledur e Márcio Antônio Andrade da Silva. Na frente deles, os quatro sacerdotes que comemoram 50 anos de vida presbiteral eram Affonso Edgar Weber, Amadeu Gomes Canellas, Valdevino Pertile e Werner Rauber.

Os padres que celebravam seus jubileus receberam um cartão com oração e uma estola. Entre os jubilando de 25 anos estavam os padres Cláudio Mossi Damé e Luís Inácio Ledur.

“Celebrar o jubileu é oportunidade privilegiada para buscar perceber mais intensamente que tudo aquilo que o Senhor nos pede através da mediação da Igreja está impregnado da riqueza da experiência de todos aqueles que nos antecederam na busca da mesma vocação”, destacou Dom Jaime.

Em nome dos presbíteros que celebravam 50 anos de sacerdócio, Padre Amadeu lembrou o coleguismo e os encontros de turma, que ocorrem algumas vezes ao ano, além de recordações da época de seminário.

Dom Adilson, por sua vez, foi o escolhido para falar pelos que completaram este ano o Jubileu de Prata. O religioso expressou gratidão a Deus pelo chamado, que se transformou em doação: “Nesta nossa peregrinação contamos com a oração e o serviço mútuos”.

Além disso, houve a apresentação dos seis padres ordenados neste ano: Daniel José Alves da Silva, Edivelton Flores Pinto, Fabiano Schwanck Colares, Fausto Gabriel de Souza Rodrigues, Gustavo Alves Batista e Tiago Ávila Camargo.

Ao final, o arcebispo enfatizou a importância dos sacerdotes em viver constantemente a relação com Nosso Senhor Jesus Cristo através da oração e da intimidade com o Evangelho.

“O que se espera de nós, presbíteros? Não que sejamos marcados por uma alta capacidade de organização, de construir estratégias de ação ou por superioridade intelectual. Isso ajuda! Mas o que verdadeiramente conta em nós e se espera de nós é que expressemos sinais de autêntica santidade”, afirmou.

Ainda conforme Dom Jaime, a intimidade com Cristo é o que sustenta o padre e, só assim, é possível que se sustentem uns aos outros.
Encerrada a celebração eucarística, o clero foi convidado a permanecer no seminário para um momento de convivência. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas