Gaudium news > Joinville (SC) prepara-se para acolher o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Joinville (SC) prepara-se para acolher o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Joinville – Santa Catarina (Sexta-feira, 18-08-2017, Gaudium Press) O centro de convenções “Expoville”, em Joinville, Santa Catarina, acolherá neste próximo final de semana mais de 700 pessoas que se inscreveram para a 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) promovido pela CNBB.

Joinville (SC) prepara-se para acolher o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação.png

Além delas, centenas de pessoas participam como voluntárias para auxiliar nas atividades da programação, aberta solenemente nesta quarta-feira, 16 de agosto, com uma conferência proferida pelo Monsenhor Dario Viganò, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé.

Dom Viganò abordou algumas particularidades da comunicação do Papa Francisco e apresentou, em linhas gerais, os procedimentos já feitos e aqueles que ainda serão realizados para a reforma da Mídia da Santa Sé.

Na quinta-feira, a primeira atividade do dia foi a celebração eucaristia presidida por Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville. Ainda pela manhã, a irmã paulina Helena Corazza e o Padre Maurício Cruz trataram do tema central do encontro, a educação para a comunicação.

Já nesta sexta-feira, 18 de agosto, a primeira atividade do dia será a Celebração da Palavra, seguida por mais uma conferência do encontro que será proferida pelo Professor Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo. O profissional tratará do “processo dialógico da comunicação”.

Outra importante palestra será dada pelo repórter da RBS TV, afiliada da Rede Globo, Ricardo Von Dorff, que apresentará o tema “educar através da informação – o risco do fake news”. Entre as duas palestras, a TV Aparecida e a TV Canção Nova farão atividades culturais.

Na parte da tarde, o público poderá participar de oficinas sobre temáticas específicas como “leitura crítica dos meios de comunicação”, “oratório” e “o uso de aplicativos na evangelização”.

No final do período, Dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, coordenará partilhas do público presente, além de fazer o anúncio da cidade que vai sediar o 11º Muticom, em 2019.

E à noite, haverá homenagens diversas a Dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville falecido há um ano.

No sábado e domingo, dias 19 e 20 de agosto respectivamente, os participantes do 10º Muticom partem da cidade de Joinville às 6hs com destino ao Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC). Lá, será realizada a celebração de encerramento do encontro, presidida por Dom Darci José Nicioli.

E no domingo, haverá as missas nas comunidades da cidade de Joinville, incluindo a celebração na Catedral Nossa Senhora de Fátima. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas