Gaudium news > Revitalização de santuário em Erechim (RS) é motivada pelo Ano Mariano no Brasil

Revitalização de santuário em Erechim (RS) é motivada pelo Ano Mariano no Brasil

Erechim – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 23-08-2017, Gaudium Press) Em 2017, a Igreja Católica no Brasil celebra o Ano Nacional Mariano por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. Em consonância a este marco significativo, também será festejado o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos na Cova da Iria, em Portugal.

Revitalização de santuário em Erechim (RS) é motivada pelo Ano Mariano no Brasil.jpg

Sobre os 100 anos das aparições de Maria Santíssima em Fátima, um espaço mariano teve suas obras de revitalização concluídas no norte do Rio Grande do Sul.

O santuário na cidade de Erechim foi reinaugurado no último final de semana, após uma reforma considerada importante no espaço.

No local, houve a implantação de uma nova arborização, trabalhos na explanada e no prédio antigo de mais de 60 anos e que necessitava de melhorias a fim de garantir mais segurança aos peregrinos.

No total, a reforma levou quase oito meses, segundo o Padre Valter Girelli, reitor do Seminário e do Santuário Nossa Senhora de Fátima. “Uma obra digna do centenário de Nossa Senhora de Fátima e com o envolvimento de toda uma comunidade para pensar e investir financeiramente na obra”, disse o sacerdote.

A arquitetura, assim como os bens do espaço foram preservados. Já na parte externa, os fiéis já podem rezar perante uma nova Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

O projeto arquitetônico procurou priorizar os detalhes de um centro de espiritualidade, uma vez que o templo costuma promover novenas e estimular os milhares de devotos à oração.

“O espaço está aberto a todos para virem descansar e rezar. E uma das belezas daqui é esta: não tem portão, não tem chave, as pessoas vêm e ficam à vontade. E é diferente de uma praça pública, porque é frequentado por famílias que têm consciência de deixar o espaço limpo e organizado. Sempre que escuto o depoimento das pessoas que vêm buscar o espaço para lazer, mas buscam também sempre com uma outra intenção: ‘o espaço do santuário é místico, a gente sente e respira essa áurea religiosa’. Certamente a beleza desse espaço é a dimensão religiosa. Por isso, todos os dias, nós temos gente rezando em frente ao monumento, agradecendo, acendendo vela, fazendo a sua devoção, a sua manifestação religiosa”, comentou o Padre Girelli.

No último domingo, 20 de agosto, houve uma cerimônia que marcou solenemente a reinauguração do santuário, presidida pelo bispo Dom José Gislon. Na ocasião, esteve presente o Coral do Santuário, que animou os fiéis através de seus cânticos.

Ainda conforme o Padre Girelli, o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima é uma das motivações para a reforma do templo, que é visto como uma oportunidade para recuperar a espiritualidade das pessoas, uma das grandes crises enfrentadas pela humanidade.

“Temos que transformar os corações das pessoas. E nesse sentido entra o papel das religiões, das Igrejas, da espiritualidade, da mística, que é algo que recupera essa dimensão dos valores e da dignidade do ser humano, da sacralidade. Colocar no centro o ser humano como imagem e semelhança de Deus, e não colocar aí a busca pelo dinheiro, economia e poder, mas o respeito fundamentalmente do ser humano. E a espiritualidade e a oração têm um papel fundamental nesse processo”, acrescentou o presbítero. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas