Gaudium news > “Rota das Catedrais” faz com que internautas conheçam templos de Portugal

“Rota das Catedrais” faz com que internautas conheçam templos de Portugal

Lisboa – Portugal (Segunda-feira, 28-08-2017, Gaudium Press) Conhecer as mais belas catedrais portuguesas sem sair de casa. Sim, isso já é possível através de visitas virtuais em 360° disponibilizadas pelo projeto “Rota das Catedrais”.

Rota das Catedrais faz com que internautas conheçam templos de Portugal.png

Através do site da iniciativa (www.rotadascatedrais.com), o usuário tem a oportunidade de vivenciar uma experiência diferente, como se estivesse no interior das catedrais, conhecendo assim cada detalhe da beleza dos templos católicos de Portugal.

Entre as igrejas que são possíveis de visitar – virtualmente falando – estão as catedrais de Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, a Sé antiga e a Sé nova de Coimbra, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Silves, Viana do Castelo, Viana do Castelo Vila Real e Viseu.

O projeto “Rota das Catedrais”, conforme indica seu próprio site, “procura devolver a estes monumentos uma atenção global e correponsabilizante”. É resultante de um acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, em junho de 2009, “coincidindo na afirmação do inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das Catedrais portuguesas”.

A iniciativa é caracterizada como “dinamizador de uma atuação concertada e contratualizada, planeada, criteriosa e exigente, não apenas para acudir a situações de mais evidente degradação, mas sobretudo para alcançar a capacitação dos monumentos, através de uma qualificada intervenção de recuperação e conservação de valores patrimoniais inestimáveis”.

Além disso, o projeto busca “promover a estima coletiva e o cuidado partilhado face a um patrimônio profundamente identitário, plural e multifacetado, memória viva de um povo”.

No site, o internauta também pode conhecer mais patrimônios religiosos e históricos portugueses.

Ao acessar o link “Catedrais”, é possível escolher um dos templos, sobre os quais são apresentadas informações como a qual santo é dedicado, a evolução histórico-artística e os horários de atendimento e das celebrações.

Também, para cada igreja, é apresentado um vídeo que mostra a sua arquitetura, obras de artes e demais detalhes em seus interiores. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações ACI Digital

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas