Gaudium news > Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra acontece no Paraná

Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra acontece no Paraná

Curitiba – Paraná (Terça-feira, 29-08-2017, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em Curitiba promove entre os dias 19 e 23 de setembro a 11ª edição do Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra.

Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra acontece no Paraná.jpg

O evento organizado pela Comissão para Liturgia da CNBB tem suas inscrições encerrando neste próximo sábado, 2 de setembro.

Inspirado no tema “Fé e arte: programa iconográfico nos espaços de celebração”, o encontro tem a intenção de promover um debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração. Também pretende abordar a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja.

Segundo o perito do Setor Espaço Litúrgico, Padre Thiago Faccini, a ideia da escolha da temática é devido à grande quantidade de igrejas e capelas que estão sendo construídas e artistas que estão se dedicando ao tema. “Nós temos percebido que se tem feito muitas pinturas, muitas obras, porém sem critério; pessoas com talento, porém sem uma orientação adequada”, analisou.

O religioso advertiu ainda que para pintar um espaço litúrgico ou colocar uma imagem dentro do local como uma mera decoração não basta. “Nós temos que ter uma arte litúrgica, uma arte a serviço da liturgia”, explicou.

O encontro não apenas oferecerá o intercâmbio de experiências e formação como também possibilitará a realização de apresentação de comunicações e trabalhos acadêmicos, que promoverão o compartilhamento de pesquisas na área da Arquitetura e Arte Sacra.

A conferência principal será ministrada pelo Padre Ivan Marko Rupnik, atual diretor do Centro Aletti, localizado em Roma, dedicado à arte e espiritualidade.

“O encontro é uma oportunidade para reunir todos os profissionais, artistas e aqueles que trabalham com a questão do Espaço Litúrgico, com a Arte Sacra para realmente refletir sobre o tema, a importância dos espaços celebrativos para a Liturgia e para as comunidades e também promover a partilha, o intercâmbio, a formação desses profissionais envolvidos e a troca de experiência onde um vai conhecendo o outro”, completou o perito. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas