Gaudium news > Ordinariato Castrense Português destaca “os jovens e a fé” no novo ano pastoral

Ordinariato Castrense Português destaca “os jovens e a fé” no novo ano pastoral

Lisboa – Portugal (Quarta-feira, 30-08-2017, Gaudium Press) “Os Jovens e a Fé” foram colocados com destaque no centro do Projeto de Pastoral 2017-2018 pelo Ordinariato Castrense de Portugal.

Ordinariato Castrense Português destaca os jovens e a fé no novo ano pastoral.jpg

A informação foi dada em documento publicado na página online das Forças Armadas e de Segurança, nela Dom Manuel Linda afirma que não partilha do “pessimismo” de quem vê na sociedade o “aparecimento de uma geração ateia”, ou, pelo menos, uma geração “indiferente ao fenômeno religioso”.O Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança afirma: “Tenho visto muitos e muitos jovens que vivem a sua fé de uma forma que me espanta: Portadores de uma espiritualidade assinalável, dedicadíssimos aos outros, verdadeiros testemunhos de fé, de alegria e de esperança”.

“Não nos esqueçamos deles! Há que animá-los e ajudá-los a prosseguir”, diz o Bispo.A informação do Ordinariato agora divulgada está em sintonia com o Sínodo dos Bispos sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ a ser realizado em outubro de 2018.

O Bispo Castrense propõe que para o novo ano pastoral se dedique “o melhor do empenho e do ministério” aos “indiferentes” que, segundo ele são muitos e aos “opositores” que são poucos:

“Cada crente e cada capelão saberá descobrir o que fazer no contexto em que se inserem esses jovens militares ou polícias. Aqui não existem esquemas pré-fabricados. A realidade é que “impõe” o que fazer”, afirma Dom Manuel Linda.

Sugestão de Melhora

Dentro desta situação são sugeridos alguns pontos em busca de melhoras, tais como, a “reformulação” da pastoral juvenil no Ordinariato; a “valorização” das antigas palestras’ de “formação moral e cívica”, a organização de um tempo de “cultura religiosa” para voluntários.

Ainda dentro das sugestões que possam promover melhoras na Pastoral dos Jovens para 2017-2018, é incentivada a criação de grupos para refletirem sobre o documento preparatório do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2018, e outros textos que sejam produzidos, e divulgação dos questionários preparatórios da assembleia, além do “lançamento de movimentos eclesiais juvenis” nos Estabelecimentos de Ensino Superior Militares e Policial, especialmente na denominada ‘Missão País’ e nos ‘Cursos Alpha’.

Reino de Deus nas Forças Armadas

Aos Capelães Militares, de forma especial, Dom Manuel Linda apela à “criatividade pastoral para que o Reino de Deus cresça mais” nas Forças Armadas e de Segurança.

“Se os Apóstolos se pusessem a inventariar as dificuldades do tempo e as suas quase nulas possibilidades, ainda hoje a fé não teria saído do Cenáculo. Não obstante, eles foram para o mundo. Aliás, de acordo com a ordem expressa do Mestre. E sabemos bem dos resultados”, conclui Dom Manuel Linda, no documento publicado online no site do Ordinariato Castrense. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas