Gaudium news > Mensagem do Cardeal Scherer exalta dedicação à Catedral de São Paulo

Mensagem do Cardeal Scherer exalta dedicação à Catedral de São Paulo

São Paulo (Quinta-feira, 31-08-2017, Gaudium Press) Em mensagem divulgada aos fiéis através do site da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer exaltou a dedicação à Catedral de São Paulo e o Dia de Oração pelo Brasil.

Mensagem do Cardeal Scherer exalta dedicação à Catedral de São Paulo.jpg

“No próximo dia 05 de setembro, a Arquidiocese de São Paulo celebra o aniversário da dedicação da Catedral Metropolitana ‘Nossa Senhora da Assunção’. Conforme norma litúrgica, na própria Catedral, a comemoração é feita no grau de ‘solenidade litúrgica’; e em todas as outras igrejas da arquidiocese, no grau de ‘festa litúrgica'”, informa Dom Odilo, logo no início da carta.

“No Missal Romano e no Lecionário há as indicações próprias para as Missas ‘no aniversário da dedicação de uma igreja’. Peço que seja celebrada a Missa na intenção especial da Arquidiocese e do sínodo arquidiocesano, que está sendo preparado”, prossegue.

O purpurado recorda ainda “que também deve ser celebrado, a cada ano, o aniversário da dedicação das igrejas já dedicadas no próprio dia do aniversário. Seria bom que os párocos anotassem na agenda paroquial o aniversário da dedicação da sua igreja paroquial, se este é o caso. Na própria igreja, faz-se a liturgia em grau de solenidade. A celebração, para a qual o povo deve ser convidado, é mais uma ocasião rica para a evangelização”.

Já o segundo assunto da mensagem, sobre a recente decisão da CNBB que diz respeito a 7 de setembro deste ano, que deve ser considerado o “dia de jejum e de oração pelo Brasil”, o cardeal pede às comunidades de fé de São Paulo para que “se organizem Missas e turnos de oração e adoração, na intenção posta; diáconos, ministros extraordinários da sagrada comunhão e equipes litúrgicas poderão ajudar”.

“Peço que esta decisão seja divulgada nas Missas do próximo final de semana (2-3/09) e também pelas mídias disponíveis, com o convite para a participação do povo. Será uma maneira diferente de comemorarmos o dia da independência do Brasil. Isso não impede que o povo católico – povo cidadão -, também participe de atos cívicos oportunos, na busca do bem maior de nossa Pátria. E não esqueçamos de pedir a intercessão e a proteção de Nossa Senhora Aparecida pelo Brasil”, orienta.

No final da carta, Dom Odilo deseja “a todos um bom mês de setembro, ‘mês da Bíblia'”.

“Aproveitemos esse mês para promover iniciativas nas paróquias, que ajudem o povo a ter amor à Palavra de Deus – ‘palavra de vida eterna’. Saudação e bênção para todos!”, finaliza. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas