Gaudium news > Ordenado em Cachoeiro de Itapemirim (ES) novo bispo auxiliar do Rio

Ordenado em Cachoeiro de Itapemirim (ES) novo bispo auxiliar do Rio

Cachoeiro do Itapemirim – Espírito Santo (Segunda-feira, 11-09-2017, Gaudium Press) A Diocese capixaba de Cachoeiro de Itapemirim festejou no último dia 9 de setembro a ordenação episcopal de Monsenhor Juarez Delorto Secco, realizada no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.

Ordenado em Cachoeiro de Itapemirim (ES) novo bispo auxiliar do Rio.jpg

A cerimônia foi presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, que também foi o ordenante, e contou com a presença de muitos bispos do Regional Leste 2 da CNBB, entre eles, os dois co-ordenantes: o Arcebispo de Vitória do Espirito Santo, Dom Luiz Mancilha Vilela, e o bispo diocesano de Cacheiro de Itapemirim, Dom Dario Campos.

Então pároco da Catedral de São Pedro Apóstolo, em Cachoeiro de Itapemirim, Dom Juarez tem 16 anos de sacerdócio. Em 7 de junho passado, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Tem como lema episcopal “Permanecei no meu amor”, baseado no capítulo 15 do Evangelho de São João.

“Que nós possamos fazer desta celebração um momento de oração e envio, pois da nossa pobreza e pequenez enviamos o nosso irmão monsenhor Juarez, que será ordenado pela imposição das mãos de Dom Orani e de nossas mãos, sucessor dos apóstolos. Que monsenhor Juarez possa cumprir sua missão como fiel discípulo de Jesus de Nazaré”, disse Dom Dario, logo no início da celebração.

Ao manifestar sua alegria por presidir a celebração, Dom Orani cumprimentou os fiéis da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e destacou as datas jubilares da diocese e do seminário cachoeirense:

“Com alegria, cumprimento todo o povo desta querida diocese que inicia as comemorações dos 60 anos de existência e também os 30 anos de seu seminário diocesano. Sabemos de toda vitalidade dessa diocese com seu clero, paróquias e comunidades. Monsenhor Juarez é chamado para ser bispo e sai do meio desse povo onde ele nasceu, viveu e serviu como padre. É uma grande graça”.

Segundo Dom Orani, “o bispo é nomeado não para ter honraria, mas para servir, ser modelo do rebanho, estar vigilante cuidando do seu povo, curar os corações feridos e machucados, trabalhar com entusiasmo no amor e na misericórdia de Deus. Tenho certeza que as pessoas que fazem parte da história do monsenhor Juarez sabem que o Senhor olhou para a sua vida e o chamou para esta nova missão. Haverá desafios, mas não faltará à graça de Deus para que ele continue a realizar esse belo e bonito trabalho que já vinha realizando de levar a mensagem do Evangelho a todos”.

Após passar pelo Rito de Ordenação, Dom Juarez, emocionado, fez vários agradecimentos. Antes do término da celebração, percorreu o Parque da Exposição, abençoando os fiéis.

“Com muita alegria gostaria de agradecer a Deus por tudo de bom que Ele fez e continua fazendo na minha vida. Agradeço a minha família que sempre me apoiou em tudo, em especial, meu pai que não está aqui, mas no convívio dos Santos, e minha mãe aqui presente. Meus irmãos, primos, tios e demais familiares. Agradeço ao Papa Francisco que me chamou ao episcopado, a esse servido a Igreja de Deus. Ao Cardeal Orani, que desde o momento em que soube de minha nomeação me deu toda atenção e acolheu com muito carinho. Dom Dario Campos, Dom Luiz e Dom Célio de Oliveira Goulart, que foi nosso bispo e me transferiu para a Catedral de São Pedro, aos demais bispos presentes, aos bispos auxiliares do Rio, aos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que me ajudaram no amadurecimento da fé. Agradeço também aos presbíteros da Arquidiocese do Rio de Janeiro que vieram e estão aqui presentes, aos diáconos, seminaristas, religiosos, e a todo o povo de Deus. Que Deus abençoe a todos”.

Na entrevista que concedeu ao Sistema de Comunicação da Arquidiocese do Rio, Dom Juarez recordou de sua nomeação e missão.

“Minha nomeação foi uma surpresa muito grande, mas estou muito feliz também por ser para o Rio de Janeiro, onde eu já estive por duas vezes e onde fui muito bem acolhido, por Dom Orani, os bispos auxiliares e muitas pessoas. As expectativas são as melhores possíveis, estou muito feliz”, expressou.

Também revelou que na conversa que teve com Dom Orani, declarou que acompanhará os vicariatos Suburbano e Leopoldina.

“Nesses vicariatos, quero ser a presença de Deus junto aos padres e com o povo de Deus nos lugares em que eu estiver celebrando. Num primeiro momento, vou colocar-me bem à escuta, acolher o convite dos padres para celebrar. Depois, num segundo momento, um pouco mais ciente da realidade, propor algo com o que eu possa ajudar na evangelização, colaborando com cada um irmão”.

O religioso possui formação em advocacia e é especialista em Direito Canônico. É o primeiro cachoeirense a se tornar bispo na cidade e na diocese. Na Arquidiocese do Rio, será apresentado no dia 7 de outubro, às 8h30, durante celebração na Catedral de São Sebastião. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas