Gaudium news > Encontro Nacional reúne 600 sacerdotes na Argentina

Encontro Nacional reúne 600 sacerdotes na Argentina

Villa Cura Brochero – Argentina (Terça-feira, 12-09-2017, Gaudium Press) Por volta de 600 sacerdotes e 30 Bispos procedentes das diferentes Dioceses argentinas se reuniram de 05 a 07 de setembro em Villa Cura Brochero, província de Córdoba, para participar do 8º Encontro Nacional de Sacerdotes que teve como lema: “Missionários como Brochero”. O encontro é o primeiro realizado após a canonização do Padre José Gabriel Brochero.

Reunidos em torno da figura do sacerdote argentino, o encontro foi aberto com a saudação e boas vindas aos participantes por parte de Dom Sérgio Buenanueva, Presidente da Comissão Episcopal de Ministérios (CEMIN), que acudiu em companhia de Dom Ricardo Araya, recentemente nomeado Bispo de Cruz del Eje.

Encontro Nacional reúne 600 sacerdotes na Argentina.jpg

Entre os convidados, se contou com a presença de Dom Jorge Patrón Wong, Secretário para os Seminários da Congregação para o Clero, que aprofundou sobre a Exortação Apostólica ‘Pastores dabo vobis’ sobre a formação dos sacerdotes, que foi promulgada por São João Paulo II em 1992. O prelado contribuiu na reflexão sobre os novos desafios dos presbíteros hoje.

“Estamos vivendo um belo clima de fraternidade, de encontro, de intensos momentos de reflexão propostos por Dom Jorge Patrón Wong, secretário para os Seminários da Congregação para o Clero, que nos está ajudando a realizar a formação permanente celebrando este ano os 25 anos da exortação de São João Paulo II ‘Pastores dabo vobis’, indicou na ocasião o Padre Gustavo Zaninetti, diretor do Secretariado Nacional para a formação permanente do Clero, que foi citado pela AICA.

Igualmente, esteve presente o Padre Ángel Rossi, SJ, que falou sobre a figura sacerdotal e missionária do Cura Brochero. “Nos está animando a olhar a figura luminosa do Santo Cura Brochero (…) com alguns momentos que nos ajudam a descobrir como Brochero foi vivendo essa formação permanente em seu ministério, em sua época, em seu tempo, com sua tarefa pastoral”, acrescentou o Padre Zaninetti.

Além disso, os presbíteros compartilharam uma apresentação sobre a Madre Catalina Rodríguez, originária de Córdoba, que é a fundadora das Irmãs Escravas do Coração de Jesus e será beatificada no dia 25 de novembro nesta cidade pelo Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A Santa foi uma grande colaboradora do Cura Brochero nas serras de Córdoba.

Os sacerdotes também fizeram uma peregrinação até o Cristo Branco, uma antiga romaria iniciada pelo Padre José Gabriel Brochero quando concluía os exercícios espirituais.

O Encontro Nacional fechou com uma Solene Eucaristia e uma procissão até o Santuário de Nossa Senhora do Trânsito, presidida pela imagem de “A Puríssima”.

Dom Sergio Buenanueva concluiu o evento dizendo: “Mais uma vez se reavivou o dom recebido pela imposição das mãos. Voltamos com mais desejo de sermos sacerdotes para nosso povo. Isso é o que cumula o coração. A alegria de Jesus nos conquistou novamente”. (EPC)

Com informações da Conferência Episcopal Argentina e AICA.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas