Gaudium news > Novo vice-reitor é apresentado no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio

Novo vice-reitor é apresentado no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 13-09-2017, Gaudium Press) O Seminário Arquidiocesano de São José tem um novo vice-reitor: trata-se do Padre Alessandro Manoel dos Santos, que aos 36 anos – sendo 11 dedicados ao sacerdócio – assumirá o novo desafio.

Novo vice-reitor é apresentado no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio.jpg

A leitura da provisão ocorreu em 28 de agosto passado, durante celebração presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, com a presença da equipe formadora do seminário.

“O Padre Alessandro sucede ao Padre Thiago Humelino, que deu uma belíssima contribuição na formação dos seminaristas, com zelo e testemunho de vida sacerdotal, e que agora foi estudar na Espanha, certamente, para melhor servir nossa diocese. Padre Alessandro atuava na formação dos vocacionados. Já inteirado das questões e desafios da missão, aliado à sua capacidade administrativa, vai contribuir, e muito, com essa casa de formação”, disse o reitor do seminário, Cônego Leandro Câmara.

Entre as últimas experiências do Padre Alessandro estavam a atuação como pároco nas igrejas de Nossa Senhora da Paz, em Campinho, e Nossa Senhora do Carmo, em São Jorge, ambas no bairro de Campo Grande, nas quais permaneceu por cinco anos em cada uma das comunidades.

Agora com a nova função, Padre Alessandro explicou quais serão seus compromissos. “Minha missão será estreitar os laços entre seminário e paróquia, atuar nas pastorais e missões junto aos seminaristas, contribuindo para essas novas vocações, de maneira que esses jovens possam enxergar o chamado de Deus em suas vidas. Além disso, também vou trabalhar, junto aos funcionários e as irmãs, na melhoria e gestão da casa de formação”.

O sacerdote foi formado no seminário entre os anos de 1999 e 2005, sendo neste último ano ordenado pelo Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid em 1º de outubro.

“Tive uma grande experiência no seminário: de crescimento, formação humana e espiritual, autoconhecimento. Tudo o que sou devo ao seminário, por tudo aquilo que ele me ofereceu”, agradeceu.

O presbítero também ressaltou a alegria do retorno à casa de formação. “Retornar ao seminário é uma experiência diferente. Eu me vejo como aquele que pode colaborar com essa nova missão, ajudando os seminaristas a compreenderem melhor a vocação. O interessante é olhar para o rosto de cada seminarista e me enxergar naquilo também. Tem sido uma experiência muito positiva, porque no seminário revivo todas as minhas dificuldades. É gratificante estar aqui e contribuir de alguma forma”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas