Gaudium news > Encontro Nacional aborda o papel dos Bispos Eméritos na Igreja no Brasil

Encontro Nacional aborda o papel dos Bispos Eméritos na Igreja no Brasil

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 13-09-2017, Gaudium Press) A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB realiza entre 11 e 14 de setembro a quarta edição do Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.

Inspirado no tema “O bispo emérito numa Igreja em Saída”, a iniciativa que reúne bispos eméritos do Brasil – hoje mais de 170 – tem a finalidade de propor a “troca de experiências e partilhas”.

Em sintonia com a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium, a temática do encontro expressa o apelo do Pontífice para que a Igreja seja uma “Igreja em Saída”.

“Estamos analisando qual é o papel do bispo emérito neste contexto de Igreja em Saída e, acima de tudo, estamos falando sobre o aspecto missionário que o bispo emérito tem em termos de evangelização e missão”, afirmou Dom Luiz Soares vieira, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, que organiza o encontro.

Através de uma programação especial, o encontro destacará assuntos relevantes para a vida e missão do bispo emérito, entre eles a questão da saúde dos religiosos. Para isso, os prelados estão tendo palestras com médicos e especialistas no assunto.

Também ainda dentro da programação haverá exibição de filmes e discussões sobre questões jurídicas que envolvem os eméritos, como a elaboração de testamentos.

“É neste encontro que os bispos estão manifestando as suas preocupações, as suas necessidades, partilhando um pouco as suas experiências porque temos muitos bispos eméritos ainda com muitas atividades pastorais”, concluiu o assessor da comissão, Padre João Cândido da Silva Neto. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas