Gaudium news > Ecônomo do Santuário de Aparecida fala das novidades para a Festa da Padroeira do Brasil

Ecônomo do Santuário de Aparecida fala das novidades para a Festa da Padroeira do Brasil

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 15-09-2017, Gaudium Press) Faltam 27 dias para as celebrações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

Ecônomo do Santuário de Aparecida fala das novidades para a Festa da Padroeira do Brasil.jpg

Em vista deste acontecimento histórico para a Igreja no Brasil, foi instituiu o Ano Nacional Mariano, a fim de ressaltar a importância do tricentenário da Mãe Aparecida para o cenário da fé católica brasileira.

Por sua vez, o Santuário Nacional preparou diversas atividades especiais. Ao longo de todo o ano foi realizada em todo dia 12, desde o mês de janeiro, uma cerimônia de coroação após a Missa das 9h.

Nesta última terça-feira, 12 de setembro, a cerimônia marcou o recebimento das últimas porções de terra de três estados brasileiros (Goiânia, Brasília e Palmas) que foram depositadas na coroa jubilar.

Desde agosto de 2014, quando a Imagem de Nossa Senhora Aparecida começou a peregrinar pelos 26 estados brasileiros, houve uma coleta de uma porção de terra de cada estado pelos quais a Mãe Santíssima passou. E no dia 12 de cada mês, essa porção foi sendo colocada na coroa jubilar.

Contudo, um dos grandes momentos deste tricentenário ficará a cargo da inauguração da cúpula central da Basílica, que será apresentada aos fiéis em outubro.

De acordo com o ecônomo do Santuário, Padre Daniel Antônio, esse é o momento mais esperado do tricentenário, uma vez que a cúpula é algo singular no Brasil, seja por sua concepção, por sua dimensão – de aproximadamente 2 mil metros quadrados de revestimento – ou pelo material utilizado que é de qualidade e tradição centenária já na Europa, utilizado nas grandes cúpulas.

“Tudo isso reúne características que faz com que essa celebração do dia 11, a coroação de Nossa Senhora e a inauguração da cúpula, sejam o grande evento esperado nesses cinco anos de preparação dos 300 anos. A gente tem preparado com bastante carinho e já com o ‘coração na mão’ para esse dia de inauguração da cúpula central”, afirmou o sacerdote.

Ao final dos festejos marianos, na segunda quinzena de outubro, a cúpula será aberta para visitação pública. As áreas de acesso são amplas, com corredores amplos, segundo o Padre Daniel. “A gente tem a possibilidade de fazer essa visita de maneira muito segura e adequada, inclusive aqueles que têm necessidades especiais”.

Outra novidade, só que direcionada para o campo virtual, para a Festa da Padroeira do Brasil 2017 é o aplicativo “Santuário Play”. O dispositivo utilizará o recurso da realidade aumentada, a partir da interação com cartões, a fim de acolher peregrinos e apresentar informações sobre vários pontos do Santuário.

Padre Daniel informou que são mais de dez pontos no Santuário Nacional que estarão disponíveis para acesso de informações via aplicativo, além de algumas áreas externas, como o mirante do Morro do Cruzeiro.

O aplicativo funcionará da seguinte maneira: ao apontar o celular para a “imagem gatilho” disponível nesses pontos, abrirá automaticamente um vídeo, áudio ou imagem de um religioso falando acerca do local visitado.

“É claro que com isso a gente não quer substituir o humano da acolhida, nós temos muitos colaboradores que estão para isso, para acolher os devotos, mas utilizando a tecnologia como um a mais na acolhida dos devotos”, disse o presbítero. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Canção Nova e Santuário Nacional de Aparecida

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas