Gaudium news > Reitores de Santuários Marianos Europeus se encontram em Fátima

Reitores de Santuários Marianos Europeus se encontram em Fátima

Fátima – Portugal (Terça-feira, 03-10-2017, Gaudium Press) O Santuário de Fátima acolheu um encontro do ‘Réseau Marial Européen’ (Rede Mariana Europeia), que integra 21 Santuários Marianos.

Fundado pelos Bispos e Reitores responsáveis pelos Santuários de Loreto, Czestochowa, Lourdes, Altotting e Fátima, o ‘Réseau Marial Européen’ foi criado devido o crescimento do fenômeno das peregrinações, no início do chamado Terceiro Milênio em todas as religiões, a relativização das fronteiras e o sentido da necessidade de trabalho em conjunto por uma Europa espiritual.

O órgão foi constituído também motivado pelo papel providencial de Maria na Nova Evangelização e a própria existência de estruturas de colaboração entre os Santuários. Procura-se que os Santuários se ajudem na reflexão e tomada de iniciativas que lhes permitam cumprir a missão que Deus lhes atribuiu.

O primeiro encontro ocorreu no Santuário de Lourdes, no ano de 2003. Por ser um ano jubilar e para assinalar também a celebração dos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, os trabalhos da reunião anual do ‘Réseau Marial Européen’ ocorreram este ano no Santuário de Fátima.

No primeiro dia, 26, ocorreu uma sessão de boas-vindas seguida da oração de vésperas. Já o segundo dia foi iniciado com a oração de Laudes. Na ocasião, o Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, falou sobre a espiritualidade da Mensagem de Fátima. Em seguida o diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, Pedro Valinho Gomes, ministrou uma conferência intitulada “‘De onde é vossemecê?’. Uma palavra de Fátima para o mundo de hoje”.

Ainda no dia 27, foi realizada uma visita à aldeia de Aljustrel e Valinhos, onde os pastorinhos nasceram e viveram. Ao final da tarde, a Irmã Ângela Coelho, Ex. Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta marto, falou precisamente da santidade dos pastorinhos. O dia foi encerrado com uma Santa Missa, seguida pela recitação do Rosário e procissão das velas.

No dia 28, o Marco Daniel Duarte, responsável pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, ministrou uma conferência intitulada “Quando o Santuário se faz lugar do Encontro – uma peregrinação a partir da ritualidade de Fátima”. No mesmo dia os representantes dos Santuários foram convidados para intervirem. E na parte da tarde os participantes do encontro visitaram a exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”, e a visitar os lugares da Batalha, Alcobaça, Nazaré.

Os 21 Santuários que integram a rede são: Altötting (Alemanha); Banneux (Bélgica); Brezje (Eslovênia); Csíksomlyó (Romênia); Czestochowa (Polônia); Einsiedeln (Suíça); Fatima (Portugal); Gibraltar; Knock (República da Irlanda); Levoca (Eslováquia); Loreto (Itália); Lourdes (França); Máriapócs (Hungria); Mariazell (Áustria); Marija Bistrica (Croácia); Malta; Vilnius (Lituânia); Walsingham (Inglaterra); Zaragoza (Espanha); Zarvanyzia (Ucrânia); Mátraverebély (Hungria). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas