Gaudium news > Divulgado o manto de Nossa Senhora para o Círio de Nazaré 2017

Divulgado o manto de Nossa Senhora para o Círio de Nazaré 2017

Belém – Pará (Sexta-feira, 06-10-2017, Gaudium Press) O Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, será celebrado no segundo domingo de outubro, dia 8, com a tradicional procissão pelas ruas de Belém.

Divulgado o manto de Nossa Senhora para o Círio de Nazaré 2017.png

Nesta mesma data, os devotos marianos poderão conferir a apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré para 2017, durante a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira, às 18h, na Basílica de Nazaré, na capital paraense.

Conforme o site do círio, o manto é “uma verdadeira joia que traz sempre uma mensagem de evangelização” e “veste a Imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais do Círio”.

“Os detalhes artísticos sobre a peça são guardados pela Diretoria da Festa de Nazaré para que o dia da apresentação seja um momento especial. Ao final da missa há a distribuição de folhetos com informações e significado dos elementos que o compõem”, afirma a página.

Em sua 225ª edição, o Círio de Nazaré de 2017 é inspirado no tema “Maria, Estrela da Evangelização”.

Para este ano, são 12 procissões oficiais, entre as quais a principal acontece sempre no segundo domingo de outubro, que é a grande procissão do Círio, partindo da Catedral de Belém com destino a Praça Santuário de Nazaré. No local, a Imagem da Virgem ficará exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.

O percurso desta procissão é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em 9 horas e 15 minutos em 2004, sendo considerado o mais longo Círio de toda a história.

Neste ano, aproximadamente 2 milhões de romeiros devem participar desta extensa caminhada de fé em honra a Nossa Senhora de Nazaré.

Vale ressaltar que o Círio de Nazaré foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

O manto

Divulgado o manto de Nossa Senhora para o Círio de Nazaré 2017 (2).jpg

Maria Santíssima como a Estrela da Evangelização é uma das características do novo manto para a Imagem de Nazaré. Desenhado por Aline Folha e confeccionado pela estilista Marilza Ramos, a peça mostra que a Santíssima Virgem é a Estrela Luminosa, uma mulher revestida de sol e que, sob a ação do Santo Espírito de Amor, conduz o anúncio do Evangelho ao mundo.

Conheça o que cada elemento representa dentro da simbologia do manto:

Estrela Luminosa – Simboliza Maria, a Estrela da Evangelização.

Sagrado Coração de Jesus – Situado dentro da Estrela Luminosa, o Sagrado Coração, que se inflama de amor por nós, representa o Filho de Deus gerado no Ventre Virginal de Nossa Senhora.

Coroa de rosas douradas rodeando o Sagrado Coração de Jesus – Simboliza o Rosário da Santíssima Virgem. As rosas são as muitas Ave-Marias com que a saudamos; orações que, pela intercessão dela, chegam ao Coração Misericordioso do Santíssimo Filho.

Raios de luz que emanam da Estrela-Maria – simbolizam a Luz emanada da Mãe Santíssima do Céu que, ao nos tocar amorosamente, nos tornam verdadeiros filhos de Maria: pacíficos, humildes, fiéis e misericordiosos.

Rosas e jasmins – Da explosão de luz mística que transcende da Radiosa Estrela, formam-se Rosas e Jasmins, que se espalham em toda a extensão do Manto. As flores que compõem esse Jardim Divino ensejam as graças e bênçãos que recebemos do Coração Sagrado, pela intercessão da Virgem Mãe Amorosa. Fecha-se aqui o intercâmbio de amor luminoso entre o Céu e a terra pela mediação de Nossa Senhora: as nossas preces, Ave-Marias (Coroa de Rosas Douradas), que sobem ao Trono do Altíssimo, pelas mãos da Puríssima Virgem, e as bênçãos e graças (Rosas e Jasmins) que, por sua intercessão amorosa, são a nós concedidas

Botões de rosas – representam as pequenas delicadezas espirituais que a Imaculada Rainha, por sua benevolência, nos dá.

Folhas douradas – feitas à mão, linha a linha, aos moldes dos antigos bordados portugueses, estas folhas douradas representam as pequenas, mas, grandiosas, gotas de Luz Divina que emanam das bênçãos e graças por nós recebidas, testemunho dos muitos Milagres que experimentamos, fruto da intervenção de Deus. Esses bordados portugueses remontam a delicadeza dos bordados feitos a mão, linha a linha, pela irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant’Ana do Colégio Gentil Bittencourt, nos Mantos que por muitos anos vestiram Nossa Senhora de Nazaré no Círio, quando não se usavam pedrarias. Assim, pela delicadeza filial dessa freira, faz-se memória das inúmeras graças e bênçãos que o povo dessas terras recebeu da Mãezinha do Céu, fonte de amor e de fé.

Gotas douradas – situadas na margem inferior da costa do Manto, também bordada à mão, linha por linha, temos três gotas douradas, que simbolizam o poder da Oração que nos une à Mãe de Deus. O espaço transcendente da Oração é um lugar Sagrado, envolto em atmosfera de luz divina.

Gota vermelha – representa o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos santifica e salva.

Dourado da barra do manto – no acabamento da barra do Manto, encontramos o mesmo tipo de bordado português das folhas douradas, simbolizando a redoma de luz que envolve o Manto de Nossa Senhora de Nazaré.

Broche – Fechando o Manto está um broche dourado, em formato de uma pomba (que representa o Espírito Santo), tendo uma rosa na boca (que representa a Virgem Maria). Esta simbologia indica a íntima relação entre a Santíssima Virgem Maria e a Igreja, que ilumina o anúncio da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações ACI Digital e site do Círio de Nazaré

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas