Gaudium news > No Angelus, Papa recomenda aos cristãos ser sinal de Esperança para todos

No Angelus, Papa recomenda aos cristãos ser sinal de Esperança para todos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-10-2017, Gaudium Press) Por volta de 30 mil fiéis e peregrinos estiveram na Praça São Pedro neste domingo, 08/10, para a oração mariana do Angelus com o Papa Francisco. Nesta ocasião, eles puderam ouvir a exortação do Pontífice que recomendava: “Ser em todos os lugares, especialmente nas periferias da sociedade, a vinha que o Senhor plantou para o bem de todos e levar o vinho novo da misericórdia do Senhor.”

 No Angelus, Papa recomenda aos cristãos ser sinal de Esperança para todos.jpg
Parábola dos maus vinhateiros (detalhe)
Codex Aureus de Echternach.
Museu Nacional Germânico, Nuremberg (Alemanha)
Foto: reprodução

Esta e outras reflexões de Francisco foram feitas a propósito da parábola dos vinhateiros homicidas, narrada no Evangelho deste XXVII Domingo do Tempo Comum, Mt 21,33-43, quando os vinhateiros, não querendo entregar a colheita, matam os servos do dono e também seu filho. O Pontífice recordou que a parábola ilustra de modo alegórico aquelas recriminações que os Profetas haviam feito sobre a história de Israel.

História que também nos pertence

Francisco disse que esta é uma história que nos pertence: “fala-se da aliança que Deus quis estabelecer com a humanidade e à qual também nos chamou para participar”. “Esta história de aliança, como toda história de amor, conhece seus momentos positivos, mas é marcada também por traições e por rejeições”, destacou o Papa acrescentando que “para entender como Deus Pai responde às rejeições feitas a seu amor e à sua proposta de aliança, o trecho evangélico coloca nos lábios do dono da vinha uma pergunta: “quando vier o dono da vinha, que irá fazer com esses vinhateiros? ” Essa pergunta ressalta que a desilusão de Deus pelo comportamento malvado dos homens não é a última palavra, afirmou o Santo Padre,

Vingança, perdão, abraço de Deus

“Aí está a grande novidade do Cristianismo: um Deus que, mesmo desiludido com nossos erros e nossos pecados, jamais falta com a sua palavra, não se detém e sobretudo não se vinga! Irmãos e irmãs, Deus não se vinga! Deus ama, não se vinga, nos espera para perdoar-nos, para abraçar-nos”: através das “através de situações de fraqueza e de pecado, Deus continua colocando em circulação o “vinho novo” da sua vinha, ou seja, a misericórdia”, comentou o Pontífice.

O Vinho Novo do Senhor, Arrogância, Sinal de Esperança

Misericórdia: “Este é o vinho novo da vinha do Senhor”, mostrou o Papa, ressaltando que “há um só impedimento diante da vontade tenaz e tenra de Deus: a nossa arrogância e a nossa presunção, que por vezes se torna também violência!”

Francisco observou, antes de finalizar suas plavras, que “o Senhor nos chama a tornar-nos vinha, nos ajuda a entender o que há de novo e de original na fé cristã. ” “É um convite a entrar nesta história de amor, tornando-se uma vinha vivaz e aberta, rica de frutos e de esperança para todos. Uma vinha fechada pode tornar-se selvagem e produzir uva selvagem. Somos chamados a sair da vinha para colocar-nos a serviço dos irmãos que não estão conosco, para mexer conosco reciprocamente e encorajar-nos, para recordar-nos de ser vinha do Senhor em todo ambiente, inclusive naqueles mais distantes e em condições difíceis.” (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas