Gaudium news > Santa Sé aceita pedido para declarar São Tomás de Villanueva como Doutor da Igreja

Santa Sé aceita pedido para declarar São Tomás de Villanueva como Doutor da Igreja

Redação (Sexta-feira, 13-10-2017, Gaudium Press) São Tomás de Villanueva poderá ser declarado Doutor da Igreja em breve. Isso porque a Santa Sé aceitou o pedido que no início do ano fez a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) solicitando tal título para o agostinho espanhol, proposta feita pela Fraternidade de Agostinhos Espanhois (FAE), contando com o apoio das três ordens agostinhas: Ordem de Santo Agostinho, Agostinhos Recoletos e Agostinhos Descalços.

Santa Sé aceita pedido para declarar São Tomás de Villanueva como Doutor da Igreja.jpg

A Congregação da Doutrina da Fé ficou encarregada de determinar o doutorado de São Tomás, e tem agora a tarefa de estudar as obras completas do também Arcebispo de Valência, determinando se sua doutrina é eminente e seu testemunho interessante.

O pedido já havia sido feito desde o final do século XIX pelos agostinhos e por vários Arcebispos de Valência, justificando-o “por sua vida santa e a profundidade de sua doutrina”.

“Em momentos nos quais a Igreja tem necessidade urgente de dar um empurrão renovado à proclamação do Evangelho, a sã doutrina e o exemplo de vida do pai dos pobres, que mostrou com seus escritos e gestos uma preferência absoluta pelas periferias de seus dias, podem oferecer luzes para o caminho eclesial de hoje”, afirmam os que impulsionam a petição.

A declaração do doutorado vem sendo apoiada por vários Arcebispos e Bispos, entre eles, o Cardeal Ricardo Blázquez, Presidente da Conferência Episcopal Espanhola; e o Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência, que assegura que a doutrina do Santo vai muito em sintonia com a sensibilidade do Papa Francisco.

Precisamente, o Cardeal, que presidiu uma Missa no Colégio-Semanário da Apresentação e São Tomás de Villanueva de Valência na última terça-feira, 10, por ocasião da solenidade litúrgica do Santo, destacou o legado que deixou assinalando que sua “melhor pregação foi sua própria vida”.

Durante a homilia, o purpurado destacou o impulso à uma “renovação autêntica” que Tomás deu à Arquidiocese valenciana durante o tempo que foi seu pastor, assim como seu serviço aos mais necessitados; tanto assim que foi conhecido como “o Arcebispo dos pobres”.

Mas não apenas na Espanha faz eco sobre o doutorado de São Tomás de Villanueva; já que os Bispos do Panamá, assim como os agostinhos em vários países da América Latina, entre eles Peru, Argentina, México; também nas Filipinas e Estados Unidos, deram seu beneplácito e estão reunindo mais apoios. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas