Gaudium news > Em 2019 haverá um Sínodo para a Pan-amazônia, anuncia Papa Francisco

Em 2019 haverá um Sínodo para a Pan-amazônia, anuncia Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-10-2017, Gaudium Press) Neste domingo, 15 de outubro, ainda antes de rezar a oração mariana do Angelus, o Papa Francisco, depois de saudar os peregrinos e delegações oficiais do Brasil, França, Itália, México, Ordem de Malta e Espanha, países dos quais são originários ou em que viveram os santos que haviam sido canonizados ainda há pouco, fez uma comunicação que os presentes não esperavam e que surpreendeu a todos:

“Atendendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, assim como ouvindo a voz de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo, decidi convocar uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica”, disse o Papa para, em seguida, completar:

“O Sínodo será em Roma, em outubro de 2019. O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”, anunciou.

Em setembro, na sua viagem à Colômbia, o Papa convidou a respeitar a sabedoria dos povos indígenas da Amazónia, que passa pelo respeito da “sacralidade da vida” e da natureza.

“A Amazónia constitui, para todos nós, um teste decisivo para verificar se a nossa sociedade, quase sempre confinada ao materialismo e no pragmatismo, está em condições de salvaguardar o que recebeu gratuitamente, não para o espoliar, mas para o fazer frutificar”, apelou o Papa, em sua viagem à região.

Antes de concluir seu anúncio, Francisco pediu para o evento a intercessão dos novos santos recém canonizados. Recorda-se que alguns deles viveram na região: “Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Um desejo de Bispos

A Pan-Amazônia é composta por nove países e há um bom tempo que os bispos da região desejam a realização de um encontro com o Papa no Vaticano com o intuito de serem avaliados os desafios ali existentes visando o encontro de uma resposta comum para a solução de problemas que envolvem seus mais de 30 milhões de habitantes. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas