Gaudium news > Devotos marianos do Piauí participam da 11ª Festa da Mãe de Deus

Devotos marianos do Piauí participam da 11ª Festa da Mãe de Deus

Teresina – Piauí (Segunda-feira, 16-10-2017, Gaudium Press) A capital Teresina celebrou o dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida e os 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil realizando a 11ª Festa da Mãe de Deus.

Devotos marianos do Piauí participam da 11ª Festa da Mãe de Deus.jpg

A programação festiva teve início com uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito. A cerimônia teve lugar em um palco montado ao lado do convento de São Benedito com a presença de centenas de fiéis, além de alguns integrantes do clero arquidiocesano.

Antes da missa, que ocorreu pela manhã, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida ao altar dentro de uma berlinda decorada, acompanhada por três homens que representavam os três pescadores que encontraram a imagem original no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, há 300 anos.

De acordo com Dom Jacinto, os fiéis puderam se aprofundar no exemplo de mãe daquela que, através do seu “sim”, nos leva a Deus.

“Nossa Senhora quer sempre a mesma coisa: dar-nos seu Filho. Vamos então associar Maria, aquela que ouviu e colocou em prática a Palavra de Deus”, afirmou o prelado, referindo-se ao extenso número de pessoas que integra grupos, movimentos e paróquias arquidiocesanas que, ao longo do ano, realizaram cursos bíblicos baseados no livro ” Meus primeiros passos com a Bíblia”, de sua autoria.

“Nós colocamos os nomes dessas pessoas na coroa para que ela possa ser agraciada com aquilo que mais aprova: a oração dos seus filhos”, completou Dom Jacinto.

Encerrando seu discurso, o prelado fez um pronunciamento a toda a sociedade: “temos hoje o seu ponto alto. A festa coincide com o encerramento do Ano Nacional Mariano em comunhão com Aparecida. É impressionante lembrar que tudo que nasceu tão pequeno hoje se tornou um símbolo nacional. Então, fica o desejo que ela alcance junto ao seu Filho abundantes benções nesta hora tão delicada das nossas instituições democráticas. Que tenha sucesso essa limpeza ética que está sendo feita no país e assim possamos encontrar caminhos novos para organizarmos uma sociedade mais justa”.
Após a cerimônia, uma procissão partiu com destino ao Centro Pastoral Paulo VI, local que sediou o momento de coração da Imagem da Padroeira do Brasil. Durante o trajeto, os devotos marianos realizaram cinco paradas a fim de refletir os mistérios luminosos do terço.

Padre Fábio Fernandes, coordenador da Festa da Mãe de Deus, declarou que o evento deste ano “superou todas as expectativas, sobretudo com um sentimento de gratidão”. “Este dia de hoje é fruto do empenho de uma grande equipe de fiéis e devotos. Ao longo de vários meses prepararam esse momento com amor e cabe apenas gratidão a Deus e a cada um desses devotos”, acrescentou o sacerdote. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas