Gaudium news > Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima é inaugurado na Argentina

Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima é inaugurado na Argentina

Buenos Aires – Argentina (Segunda-feira, 16-10-2017, Gaudium Press) Com grande alegria a Diocese 9 de Julio na Argentina inaugurou na última sexta-feira, 13 de outubro, seu primeiro Santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima. A bênção do lugar ocorreu justamente na data em que a Igreja comemorou o centenário da última aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima é inaugurado na Argentina 1.jpg

A Missa de bênção e inauguração, foi presidida por Dom Ariel Torrad Mosconi, Bispo da Diocese 9 de Julio, e esteve antecedida por uma procissão em honra à Mãe de Deus, que começou às 19h a partir da Capela do Sagrado Coração, onde permaneceu custodiada a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Dali a venerada imagem foi levada até o Santuário Mariano, onde se celebrou a Missa.

O anúncio foi feito pelo próprio Bispo durante uma coletiva de imprensa celebrada esta semana, que contou com a presença do Padre Guillermo Gómez, futuro reitor do Santuário.

O prelado comentou que a sagrada imagem, que desde o dia 13 de outubro permanece no templo -a qual passou por um processo de restauração-, foi feita por um escultor português com a assessoria da Irmã Lúcia, uma das pastorinhas de Fátima. Disse que a escultura não foi restaurada em sua totalidade para manter o desgaste natural dos pés que estão em sua base e assim deixar indeléveis os passos “dos milhares de fiéis que pousaram suas mãos na imagem durante décadas para reviver a graça de Fátima”.

O Bispo de 9 de Julio aproveitou a ocasião para agradecer a todas aquelas pessoas que fizeram o possível para que a primeira etapa do Santuário fosse um fato, e convidou toda a comunidade diocesana para se fazer presente na abertura do templo “neste âmbito especial” do centenário das aparições em Fátima.

O projeto do Santuário foi apresentado no dia 13 de maio deste ano de 2017, quando se comemorou a primeira aparição de Nossa Senhora em Portugal. Dali se começou todo um trabalho que tem feito possível que a primeira etapa do templo esteja concluída.

As obras compreenderam a ampliação de portas e janelas, e a pintura de cinco afrescos no teto, além dos vitrais. As pinturas, que são toda uma catequese visual, foram elaboradas pelo artista Boguslaw Rafal Ziólkowski. A Cargo dele também esteve a conclusão de dois dos cinco afrescos do teto interno. Cada um deles mede aproximadamente três metros quadrados. Todos representarão os cinco mistérios gloriosos, quer dizer: a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ascensão do Senhor, a vinda do Espírito Santo, a Assunção de Maria e a Coroação de Maria como Rainha Universal de todo o criado.

Nas janelas superiores se instalaram imagens que falam dos mistérios do Rosário, e nos inferiores as flores mais representativas de Nossa Senhora de Fátima, que são a violeta, a rosa, o lírio e a flor de lís; cada uma delas representando a humildade e a inocência, a dor que experimentou Nossa Senhora pela crucifixão de Jesus, a fidelidade e a pureza. Trabalhos que estiveram a cargo da muralista Mónica Corrales e Eduardo Gabriel Díaz Hermelo, historiador de arte.

Corrales atualmente se encontra elaborando os murais da frente do templo que mostrarão a aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas