Gaudium news > Santuário de Aparecida abre visitação dos fiéis à Cúpula Central

Santuário de Aparecida abre visitação dos fiéis à Cúpula Central

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 18-10-2017, Gaudium Press) A Cúpula Central do Santuário Nacional teve sua inauguração no último dia 11 de outubro com uma cerimônia de revelação desta obra idealizada pelo artista sacro Cláudio Pastro, falecido em outubro de 2016.

Santuário de Aparecida abre visitação dos fiéis à Cúpula Central.jpg

Agora, nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Santuário de Aparecida abrirá o acesso dos fiéis para que possam conferir o trabalho minucioso que foi dedicado para a realização da Cúpula.

A inauguração tem início com a celebração no Altar Central, seguido pela solenidade no subsolo do Santuário Nacional.

A cerimônia terá a presença do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, do reitor do Santuário, Padre João Batista, e do administrador-ecônomo, Padre Daniel Antônio da Silva.

Situada a 72 metros do chão, toda a circunferência da Cúpula está composta por painéis com textos e imagens relativos às comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No mesmo local, ficam expostos os principais eventos promovidos pelo Santuário Nacional, como a peregrinação da imagem, o carimbo comemorativo, a coleta da terra em todas as capitais, a coleta das águas dos principais rios do Brasil, o selo comemorativo, monumentos do tricentenário, memorial dos construtores e campanário.

“Na galeria que circunda a cúpula, há uma série de 52 painéis explicativos da simbologia do projeto artístico de Claudio Pastro, detalhando todos os desenhos e as áreas do grande baldaquino. Haverá vitrines com amostras dos azulejos e pastilhas de vidro que compõem o mosaico da cúpula e as paredes do baldaquino e seu capitel. Alguns painéis trazem informações sobre a construção da cúpula, que se iniciou na década de 1960”, informa a museóloga Gisele Peixe Gisele.

Ao todo são cerca de 2 mil metros quadrados de mosaico na cúpula, que contou com pastilhas de vidro (chamadas de tésseras) vindas da Itália, que totalizam quase 5 milhões de peças escolhidas e coladas uma a uma. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas