Gaudium news > IV Seminário de Bens Culturais da Igreja terá lugar no Recife

IV Seminário de Bens Culturais da Igreja terá lugar no Recife

Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 18-10-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife prepara-se para receber entre 27 e 28 de outubro o IV Seminário de Bens Culturais da Igreja. O evento terá lugar na Igreja São Pedro dos Clérigos, no bairro Santo Antônio, e será inspirado no tema “Preservação e Restauro – Dar Futuro ao Passado e ao Presente dos Bens Culturais da Igreja”.

IV Seminário de Bens Culturais da Igreja terá lugar no Recife.png

O encontro é voltado para sacerdotes, religiosos, seminaristas, secretárias paroquiais e membros dos conselhos administrativos das paróquias e das pastorais de comunicação paroquiais, além de historiadores, estudantes, arquitetos cientistas da informação, profissionais da área de preservação de patrimônio, museólogos e gestores de espaços culturais.

A programação do evento terá início no dia 27, com o credenciamento dos participantes às 8h. Às 8h15 acontece a apresentação cultural do Instituto de Música Dom da Paz. Em seguida, às 8h30, é a vez da mostra das ações da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura. E às 9h, será apresentado a temática “Os Bens Culturais da Igreja no Acordo Brasil Santa Sé”, com assessoria do Dr. Hugo Sarubby, assessor jurídico da CNBB em Brasília.

Após o intervalo das 10h30, tem início às 11h a mesa redonda sobre educação patrimonial, com assessoria dos membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Às 12h30, nova pausa e, mais tarde, às 14h, outro tema a ser discutido, desta vez sobre “Igreja de Nossa Senhora do Pilar – Lugar de Culto e Marco de Resistência”, com assessoria de Márcia Hazin, arquiteta do Iphan de Pernambuco.

Às 15h, outro intervalo e, na volta, às 15h30, os participantes serão convidados a participar de um laboratório de sustentabilidade, assessorado pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura. O resultado dos trabalhos do dia será divulgado às 16h30, antes do encerramento previsto para às 17h.

No segundo dia do encontro, 28, as atividades começarão pela manhã, com um momento de oração às 8h30, na Igreja Madre de Deus. Às 9h, tem início a Oficina de Zeladoria em Patrimônio, com assessoria de Antônio Luís Ramos Sarasá, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, situada no bairro do Recife. A conclusão dos trabalhos do seminário está marcada para as 12h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas