Gaudium news > Bispos poloneses divulgam instrução sobre Música Sacra

Bispos poloneses divulgam instrução sobre Música Sacra

Lublin – Polônia (Segunda-feira, 23-10-2017, Gaudium Press) Durante a Assembleia Plenária da Conferência de Bispos Poloneses que se celebra na cidade de Lublin, Polônia, os prelados do país publicaram uma nova instrução sobre Música Sacra. O documento estabelece as diretrizes que devem ser seguidas para a adequada interpretação da música litúrgica, baseados nos documentos do Magistério da Igreja concernentes a este aspecto da disciplina dos Sacramentos e do Culto Divino.

Bispos poloneses divulgam instrução sobre Música Sacra.jpg

“O mistério da Eucaristia é demasiado grande para que alguém se permita tratá-lo de acordo com o seu próprio critério”, recordam os prelados em suas disposições. “Todas as canções da Missa devem estar de acordo com o ato sagrado, o conteúdo do dia ou da temporada e ser aprovadas pela autoridade diocesana competente”. A instrução recomenda o emprego do latim nas canções e a interpretação da música sacra antes do início do Sacramento, afim de criar uma atmosfera de oração que contribua com a preparação espiritual dos fiéis. Não se devem interpretar obras de natureza secular em nenhum momento da Liturgia.

O documento estabelece diretrizes para o uso de música para cada tempo litúrgico, incluindo disposições para o uso de canções próprias do tempo de Natal de 25 de dezembro à Solenidade do Batismo do Senhor, excluindo da Liturgia os villancicos caseiros e limitando-os aos concertos natalinos e outros momentos. Os Bispos insistem na adequada preparação e interpretação dos cantos litúrgicos e a seleção cuidadosa de músicos competentes para dirigir este ministério, assim como o lugar primordial do órgão como o instrumento tradicional e a necessidade de evitar os instrumentos projetados especificamente para a música secular como a guitarra elétrica, a bateria ou o sintetizador. Não se pode empregar música gravada para substituir ou acompanhar os cantos.

O Bispo Diocesano é o encarregado de vigiar o cumprimento das diretrizes, enquanto que os párocos são responsáveis por cumprir este cargo em nome do Bispo e cuidar das formas da Liturgia. Os Bispos contam com a Comissão de Música Eclesiástica para apoiar neste propósito. Os prelados expressaram sua gratidão a todas as pessoas envolvidas no serviço e melhoramento da música litúrgica, em particular os párocos, organistas, catequistas, regentes de grupos de canto e instrumentos, membros de corais e compositores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas