Gaudium news > Em Paranaguá (PR), fiéis se preparam para a 204ª Festa de Nossa Senhora do Rocio

Em Paranaguá (PR), fiéis se preparam para a 204ª Festa de Nossa Senhora do Rocio

Paranaguá – Paraná (Quarta-feira, 25-10-2017, Gaudium Press) O Santuário do Rocio, em Paranaguá, celebrará neste mês de novembro a 204ª edição da Festa dedicada a Mãe Santíssima, além dos 40 anos da declaração de Nossa Senhora como Padroeira do Paraná.

Em Paranaguá (PR), fiéis se preparam para a 204ª Festa de Nossa Senhora do Rocio.png

O Estado é o único do país a ter uma Santa padroeira (Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora do Rocio) registrada de forma oficial no Vaticano em 1977 pelo Papa Paulo VI.

Até o momento, a equipe do Santuário vem organizando os preparativos para a festividade deste ano, que será inspirada na temática “Com a Mãe do Rocio, sigamos Jesus Cristo, aprofundando a fé”.

Na programação apresentada, haverá diversas atividades entre 4 e 19 de novembro. Já os festejos religiosos contarão com cinco encontros por dia, sendo três missas, às 6h, às 9h e às 19h, e duas novenas, às 15h e às 18h. Também acontecerão as procissões tradicionais, que são a 204ª Procissão Solene, a 14ª Marítima, a 11ª Motorizada, a 6ª Ciclística e a 4ª Cavalgada.

Para a procissão solene, marcada para o dia 15, às 16h, os organizadores esperam reunir aproximadamente 150 mil pessoas. A caminhada é vista como o ponto alto da festa, considerada o maior evento religioso do Sul do Brasil.

De acordo com o reitor do Santuário, Padre Parron, “nossa procissão solene está registrada no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em vias de ser declarada como patrimônio imaterial do Brasil”.

Ainda conforme o sacerdote, a equipe organizadora apresentará a nova pintura e revitalização do Santuário do Rocio aos fiéis e visitantes. O projeto foi solicitado ao arquiteto, especialista em restauração histórica, Luiz Marcelo Bertoli de Mattos, e está em andamento.

Segundo o próprio arquiteto, o importante neste trabalho é resgatar as características da época em que foi concluída a edificação, em 1920. “No processo de prospecção, encontramos um tom alaranjado aplicado com uma massa onde havia a mistura de granilha com mica (um mineral brilhante). Este composto fazia a igreja cintilar com os raios de sol”, comentou.

Para o reitor, todos os trabalhos em favor do templo mariano de Paranaguá são “uma forma de evangelizar com notícias alegres e com a beleza deste local abençoado pela Virgem do Rocio”.

“A igreja há de ficar com uma cor laranja ‘pôr-do-sol’, para nos lembrar como a Mãe do Rocio faz cintilar de todas as formas o amor a Jesus Cristo em nossos corações”, explicou o Padre Parron. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas