Gaudium news > Coro da Capela Sistina lança trabalho musical para Advento e Natal

Coro da Capela Sistina lança trabalho musical para Advento e Natal

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 25-10-2017, Gaudium Press) “Veni Domine – Advento e Natal na Capela Sixtina”, assim se intitula o novo trabalho musical que a Capela Musical Pontifícia Sistina apresentou no Vaticano na manhã da última terça-feira, 24, dentro de uma coletiva de imprensa que contou com intervenções de Dom Georg Gänswein, Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Massimo Palombella, diretor do Coro da Capela Sistina, e Mirko Gratton, Diretor do Departamento de Música Clássica e Jazz de “Universal Música Itália”.

Coro da Capela Sistina lança trabalho musical para Advento e Natal.jpg

Editado pela ‘Deutsche Grammophon’, este é o terceiro ano consecutivo em que se apresenta um CD com tais características. A obra traz um completo repertório baseado nos manuscritos renascentistas do mundo. Também está presente a “Beata viscera Mariae Virginis” de Perotinus, e se contou com a participação da mezzosoprano Cecilia Bartoli.

Para Dom Gänswein a obra “é um rito significativo”, porque “é particularmente comovedor, não apenas pela qualidade de interpretação, mas também pela escolha das músicas que nos levam ao coração do mistério cristão: a encarnação da Palavra, o Natal do Senhor”.

“Portanto -prosseguiu o Prefeito da Casa Pontifícia- são textos que inspiram alegria profunda e nos submergem em um horizonte de rara beleza que expressa, nas palavras de Santo Afonso Maria de Ligório, a alegria da criação e do ser humano pelo nascimento do Salvador”.

Disse que o CD tem uma razão de ser também no serviço eclesial, já que uma produção discográfica destas características é “um anúncio da Boa Nova que se realiza através da arte, especificamente da música, para que o contato de tantas pessoas de cultura e procedência diversa, com um repertório musical específico e com a busca de Deus que a permeia, leve a um crescimento no caminho espiritual e inclusive a uma primeira pergunta sobre Aquele que é a fonte de toda beleza”.

Destacou que a produção musical está centrada no tempo litúrgico do Natal e na tradução ao som dos manuscritos presentes no fundo “Capela Sistina” conservados na Biblioteca Apostólica, sendo “um tesouro inapreciável”.

A este respeito se referiu o Diretor do Coro da Capela Sistina, Dom Palombella: “O Maestro Diretor da Capela Musical Pontifícia Sistina têm a fantástica oportunidade de ter acesso a todos os fundos musicais presentes na dicha Biblioteca. Isto o coloca diante de uma dupla responsabilidade cultural: em primeiro lugar, devolver a vida a composições que agora estão completamente esquecidas; em segundo lugar, experimentar, mediante a comparação de manuscritos e gravações antigas uma praxis musical pertinente, que traduza, graças aos estudos científicos e os meios de que dispomos hoje em dia, o ‘sinal gráfico’ em sinal sonoro'”.

Explicou que para conseguir o projeto musical, foi necessário definir um critério de pesquisa, o qual foi identificado no tempo litúrgico do Advento e Natal, e também na frequência desta música nas celebrações papais.

“O que acompanha as peças musicais deste CD é a intenção de fazer uma edição crítica, seja baseada no manuscrito ou na gravação antiga da Biblioteca Apostólica Vaticana”, evidenciou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas